Estilo de vida

na ranhura da madeira história de uma aldeia ...

na fratura do mármore da mesa momento de infância...

no tecido puído tantas presenças...

na assimetria um vence outro perde a batalha...

meia taça de chá aguarda a sede...

Após algumas considerações sobre Wabi-sabi, deixo a bonita estória

de Rikyu ( sec. 15 aprox.) reverenciado como aquele que entendeu a essência

do conceito de wabi-sabi. De acordo com Meng-hu, a conotação original da wabi baseia-se em isolamento, ou na separação da sociedade.

Wabi é tranquilo contente com as coisas simples. Wabi é um modo de vida, até mesmo um caminho espiritual no qual a ação humana sobre o mundo deve ser

tão delicada que não impeça a verdadeira natureza das coisas de se revelar. Sabi significa magro ou magra.

Wabi-sabi ( 侘 寂 ) representa uma abrangente visão de mundo japonesa ou estética centrada na aceitação da transitoriedade e imperfeição. É um conceito derivado do budismo e o ensino das três marcas da existência (三法 sanbōin ), especificamente a impermanência (无常 Mujo ), os outros dois seres sofrimento ku ) e vacuidade ou ausência de auto-natureza kū ).

Uma observação se faz necessária ; Diferente do conhecimento adquirido e da experiência o insight é a capacidade inata de compreender a natureza íntima de alguma coisa.

Wabi-sabi é Assimétrico - Íntimo - Sugestivos de um processo natural - Despretensioso - Simples - Modesto - Terroso. Wabi-sabi se refere à beleza que é inerente à imperfeição, impermanência e incompletude.

Wabi-sabi tem suas raízes no zen. Os primeiros indivíduos japoneses a cunharem o termo foram os mestres da cerimonia do chá. O seguirdores foram poetas e pintores que praticavam zen. O Zen enfatiza, a percepção intuitiva direta à verdade. Wabi-sabi transcende vai muito além da aparência de objetos e além de pensar sobre a existência.

Não-conceituação é o estado Zen de Mushin, ou não mente. É a capacidade de discernir a verdadeira natureza de algo diretamente, seja uma pedra, uma obra de arte, ou outro ser humano. Todos nascemos com esta capacidade mas a perdemos no ocidente principlamente, uma maneira de estimulá-la é a prática da meditação. Particularmente identifiquei-me com o Zen desde a mocidade apesar de icluir outras praticas de Yoga Taoísta ( esotérica), Hatha Yoga e Raja Yoga.

Cerca de 700 anos atrás, especialmente entre a nobreza japonesa iniciou-se o entendimento sobre o vazio e a imperfeição através dos ensinamentos dos mestres como o primeiro passo para Satori ; ou iluminação. No Japão de hoje, o significado de wabi-sabi é muitas vezes condensado para "sabedoria na simplicidade natural." Em livros de arte, é tipicamente definido como "beleza imperfeita".

O Designer Leonard Koren, nascido em 1948, em 1994 publicou Wabi-Sabi para artistas, designers, poetas e filósofos como um exame de wabi-sabi, contrastando-a com os ideais ocidentais de beleza.

Diz: "O isolamento voluntário e pobreza auto-imposta do eremita e asceta chegou a ser considerado oportunidades de riqueza espiritual. Na verdade, wabi é, literalmente, a pobreza, mas veio a referir-se não à ausência de bens materiais, mas a não-dependência de bens materiais. "

A estória do jovem aspirante

Diz-se que por volta do século 15 um jovem, Rikyu, procurou o grande mestre Takeno Joo para aprender os complicados rituais da Cerimônia do Chá . Para testá-lo o mestre deu-lhe a tarefa de limpar o jardim, este assim o fez , varreu até que não restasse nem uma folhinha fora do lugar e ao terminar, examinou cuidadosamente o jardim impecável, cada centímetro de areia imaculadamente varrido, cada pedra no lugar, todas as plantas ajeitadas. E então, antes de apresentar o resultado ao mestre, Rikyu chacoalhou o tronco de uma cerejeira e fez caírem algumas flores que se espalharam displicentes pelo chão.

Mestre Joo, impressionado, admitiu o jovem no seu mosteiro. Rikyu tornou-se um grande Mestre do Chá e desde então é reverenciado como aquele que entendeu a essência do conceito de wabi-sabi:

Este é um conceito lindo que leva a perceber a beleza e elegância que existe em tudo que é tocado pelo carinho do tempo. Uma velha tigela de chá, musgo sobre as pedras, a concha na areia, os corais presos ao caso da embarcação, o tecido desbotado pelo tempo, uma flor solitária no vaso, uma folha displicentemente caída, as marcas das mãos deixadas nos objetos...

Características do wabi-sabi estética incluem assimetria , aspereza (rugosidade ou irregularidade), a simplicidade, a economia, a austeridade, a modéstia, a intimidade e a valorização da integridade ingênua de objetos e processos naturais.

Mas os ocidentais tem esta característica de descrever com palavras o inexplicável que os difere dos orientais que vêem a natureza das coisas e das pessoas sem julgamentos e conceitualizações. É característica de sua culturalmente não dar grandes “palestras” explicações...

Fontes de pesquisa - Livros do filósofo Alan Watts , DT Suzuki - Zen, Budismo e Psicanálise , DT Suzuki Zen e Cultura Japonesa, entre outros textos zen budistas

e taoístas. Bibliografia sobre Wabi-Sabi -

Koren, Leonard, Wabi-Sabi para artistas, desenhistas, poetas e filósofos-

Stone Bridge Imprensa, em Berkeley, Califórnia. -

Juniper, Andrew, Wabi-sabi: a arte japonesa da impermanência, Tuttle, Boston, Massachusetts.

Soetsu Yanagi, o artesão desconhecido: A visão japonesa em Beleza, Kodansha International, New York.

Okakura Kakuzo, The Book of Tea, Tuttle, Rutland, Vermont.

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entre sussurros

outono escorrega

pelas vidraças

neblina ruge

coroando a bruma

na quase manhã

brilho de lua

pulsando, flor germina

na fina chuva

virgínia vicamf
Enviado por virgínia vicamf em 29/03/2009
Reeditado em 20/11/2013
Código do texto: T1512918
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