RECONHECIMENTO - DOMINGUINHOS

CULTURA – Em um país com ausência de conhecimento, costuma-se homenagear os que se destacam depois que eles morrem; aconteceram com Presidentes, juristas, médicos, cientistas e outros comuns que fizeram algo que pudesse ser rotulado de importante e depois de suas mortes, receberam prêmios, ruas ganharam seus nomes, livros foram publicados contando suas biografias, enfim, bastava morrerem para serem homenageados.

O Nordeste do Brasil é e sempre será rico em nomes destacados; pessoas que chegaram ao topo de algum conhecimento; ninguém pode negar ou desprezar o valor de nomes como Ruy Barbosa, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Luiz Gonzaga, Helcimar Coutinho, Padre Cícero, Assis Chateaubriand, e tantos outros, que saíram da região seca e pobre e através de seus ofícios, superaram as adversidades e se tornaram estrelas. São pessoas como as citadas que ajudaram a transformar esta querida e maravilhosa Região do Brasil em um celeiro de gente de muito valor.

De tantos muitos nomes que faltaram ser citado, um em especial foi destaque brasileiro nos últimos dias; trata-se de José Domingos de Moraes, o DOMINGUINHOS, sanfoneiro dos melhores que esta terra já viu, o pernambucano de Garanhuns, que já compôs músicas de sucesso, cantadas por ele mesmo e por outras celebridades da música brasileira e internacional, foi o grande homenageado do PRÊMIO TIM DE MÚSICA de 2008.

Dominguinhos sempre foi homenageado desde 1973, início de sua carreira de sucesso, mas este prêmio, esta homenagem dedicada a ele, por meio do Prêmio Tim de Música, é o reconhecimento máximo deste brasileiro que já contribuiu com a continuidade da cultura popular brasileira e que já ajudou inúmeras outras estrelas a fazerem sucesso com suas belíssimas canções.

Para quem não sabe, Dominguinhos vem de família muito pobre, passou fome quando criança estudou pouco (ou quase nada), tocou pandeiro nas ruas de Garanhuns, juntamente com seu pai e um irmão, para poder levar o pão para casa, adotou mais tarde a sanfona como seu instrumento predileto e com este “fole”, chegou ao estrelato maior, se tornando inclusive, o sanfoneiro preferido de Luiz Gonzaga, Rei do Baião.

Com (mais) esta homenagem, Dominguinhos entre de vez para a galeria dos melhores músicos brasileiros, um dos mais premiados e reconhecidos, pelo conjunto da sua obra e por sua história, intrínseca dos que já sofreram muito pela condição socioeconômica de sua terra natal e conseguiram dar a volta por cima; como se diz no próprio Nordeste, “cair, bater a poeira e dar a volta por cima”.

A homenagem chega no mesmo ano que Dominguinhos resolveu lançar seu primeiro CD/DVD ao vivo, com inúmeros shows programados até novembro por todo Brasil.

Carlos Henrique Mascarenhas Pires

www.irregular.com.br