MÃE! COMO PODEMOS NÃO PENSAR EM TI?

Mãe! Como não podemos pensar em ti?

Elas só querem que a amemos, nada mais! Como não podemos amar alguém que pede tão pouco, diante do que nos dá?

Uma pergunta que não consigo responder... Os motivos são inúmeros... Eu não posso apontar apenas um. Seria leviano, acusar alguém puro e simplesmente pela infelicidade de uma mãe. Tenho certeza de que todos somos culpados de alguma forma, mesmo que seja involuntariamente. Hoje quem de nós disse, mesmo que por uma única vez? ”Mãe, eu te amo”! Talvez nenhum de nós.

É! Mas garanto que mesmo sem querer, um de nós a maltratou. São esses pequenos lapsos que acabam minando a resistência de uma mãe, esse ser sublime que sofre por seus filhos. Primeiro por nove meses, até que nascem. Depois por uma longa infância, sempre cheia de atribulações. Desde simples e corriqueiras doenças, até coisas mais serias. Em seguida a adolescência. Sempre confusa e difícil; estes que se julgam acima do bem do mal. Enfim crescemos e nos tornamos adultos. Então elas acham que os trabalhos acabaram, é quando elas erram, porque é aí que eles começam de verdade.

Poucos são os filhos que vivem em prol da felicidade da mãe, pois acham que sua felicidade é sempre mais importante que a delas. É tão conhecido egoísmo. Se soubéssemos o quanto são importantes para nós, não as deixaríamos um só instante, sem afeto, sem carinho e amor, teríamos muito prazer em destinar nossas vidas a fazê-las felizes. Mãe! Este nome soa suave como uma brisa em um fim de tarde de verão. Mas que se transformar numa tormenta furiosa quando se é para defender o rebento, que nem sempre sabe como agradecer, sendo que é tão fácil. Elas não pedem nada que não possamos dá. É tão generoso, que não sabe exigir o que lhe é de direito! A felicidade!

Mãe e filho, tão iguais e ao mesmo tempo tão diferentes! Diferentes nos sentimentos e na maneira de pensar e agir. Esta bênção que Deus na sua infinita generosidade nos dera, não conjeturando se merecíamos, ou não. Tenho a impressão que se tivesse feito uma experiência antes, não tenho certeza se teríamos mãe. Sei que pode parecer loucura o que digo, mas é o que penso, embora minha opinião não seja importante aos olhos dos caros leitores, mas gosto de expressar minha maneira de ver e pensar. Estas guerreiras que não hesitam um só instante sequer, em dá sua vida em beneficio dos filhos e quando reclamam de algo, os filhos acham-nas chatas, pegajosas, entre outras descrições. Pois só eles se julgam no direito de sentir.

Mãe para muitos é apenas aquela que lhe deu a vida, aquela que lhes colocou no mundo. E nada mais! O que é uma pena, pois estas que nem sempre têm seus valores reconhecidos se contentam com tão pouco... Um olhar... Um gesto de carinho... Um afago... Ou apenas uma palavra de afeto!

Ouvir uma mãe reclamar, mendigar um pouco de atenção, é algo desolador e deprimente, pois elas não merecem serem tratadas como simples mortais. Afinal são mães e isso é algo tão sublime, que temos obrigação de respeitar essa condição imposta pela natureza, mesmo sendo uma dádiva, elas tem direito ao amor dos filhos. Mãe é um ser superior e isso não se pode negar e nem devemos, portanto devemos ser compreensivos, amorosos, carinhosos e humanos acima de tudo.

Luiz Miguel
Enviado por Luiz Miguel em 06/07/2008
Código do texto: T1067637
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.