Um Ser Chamado Mulher

Embora eu não costume fazer texto para datas comemorativas, hoje resolvi fazer um... Mas, ao buscar inspiração só consegui escrever isso:

Certa vez Deus fez o homem,

Mas mesmo sendo a maior obra já criada,

Viu que faltava algo...

Então, fez um ser...

Que é metade anjo

E metade Et.

No final pretendia dizer que esse ser é a Mulher!

Não consigo... Datas comemorativas são hipócritas demais! Dia das Mães é todo dia, Dia dos Pais é todo dia, Dia das Crianças é todo dia, Natal deveria ser todo dia, e Dia da Mulher é todo dia, pois se alguém ainda não percebeu, o mundo sempre foi da Mulher!

Pouca gente sabe, mas nos primórdios da raça humana, o sistema que regia os povos era matriarcal. Alguns homens se rebelaram por acreditarem que eram superiores e inventaram todos esses métodos de dominação que conhecemos, mas no fundo, só mascararam as coisas para auto-afirmar sua masculinidade: a mulher nunca deixou seu trono.

O homem saia para caçar e ficava vários dias fora... A Mulher construia a moradia, criava os filhos, os socorria, os defendia, e ainda quando chegava a caça era ela quem limpava, preparava, curtia a pele, fazia roupas, alimentava, dava colo, zelava... E isso nunca mudou!

Hoje, a realidade não me permite escrever versos bonitos à Mulher... Embora alguns de meus textos pareçam fantasiosos, na verdade não são pra mim: não sei inventar para escrever!

A grandeza de uma Mulher está ai por todo lado, só não vê quem não quer. E ainda há os descendentes daqueles que se rebelaram contra o poder da Mulher, e são conhecidos como machistas. Está na genética deles a necessidade de submetê-las a uma posição de inferioridade que não é delas. Eles as estupram, oprimem, violam, usam, enganam, abusam, desrespeitam em todos os sentidos, todos os dias. E pensando em tudo isso, fica difícil pra mim escrever sobre a Mulher, pois pensarão que sou Feminista... Embora não seja uma má idéia...

O que seria do mundo sem a Mulher?

Vazio...

Onde se encontraria aquela que se faz mãe, amante, cozinheira, faxineira, advogada, psicóloga, orientadora, guerreira, defensora, médica, enfermeira, juiza, lutadora, batalhadora, lavadeira, poetisa, contadora, orçamentista, administradora, ombro amigo, disciplinadora, o tapa na cara que desperta pra vida, o alarme que dá o aviso, a fortaleza, a menina, a mulher...

O que seria do mundo sem a multiformidade da Mulher? O que seria do mundo sem essa multifuncionalidade da Mulher?

A força do homem se concentra no braço, mas da Mulher está no coração, na mente e na Alma! Estrategista nata! E olha que já existem mulheres na história e no mundo que venceram homens fortes com um simples olhar ou um golpe de espada!

Quem cuida quando o corpo sucumbiu com uma gripe? Quem supera os problemas e transpõe os obstáculos? Que aguenta a pior das dores e tráz mais vida para este mundo? Quem acalma a pior das bestas feras? Quem consola quando vem o desespero? Quem protege quando o Bicho Papão se esconde no armário? Quem vigia o sono quando a noite se faz tão escura? Quem se certifica se as portas estão trancadas para o larápio e abertas aos amigos? Quem manipula os alimentos e os faz poção curadora e fortalecedora? Quem coloca encanto onde tudo está sem graça? Quem consegue rir quando tudo parece ir de mal à pior? Quem enxerga a inocência em toda sua totalidade no olhar da criança? Quem daria a vida por um filho? Quem faz calos nos joelhos para rezar a um Deus para guiar e proteger a quem ama? Quem sente todos os tipos de dor durante um ano? Quem se sujeita a qualquer situação ou trabalho para sustentar os seus? Quem sabe perdoar mesmo quando traída? Quem deixa de ser anjo e vira fera? Quem pode ser tão semelhante a Lua dos poetas? Quem pode assemelhar-se tanto com a Primavera? Quem pode aquecer mais no Inverno? Quem é flor em pleno Outono? Quem é brisa no intenso Verão? Mesmo que doente, ela se supera!

Se alguém enxergar tudo isso num único ser, saiba: você encontrou uma Mulher!

E quem pode definir ou cantar com fidelidade esse ser que oscila entre suas extremidades? Quem pode compreendê-la? Com suas fases, seus sonhos, seus humores, suas inquietações, suas manias, suas dores, seus complexos, suas inseguranças, sua beleza, sua doçura, suas lucidez, sua insanidade, suas filosofias, suas táticas, suas mudanças constantes... Quem?

E como criar uma homenagem a seres tão especiais, quando nada disso é respeitado por uma maioria? Quando a realidade de muitas mulheres ainda não saiu das cavernas? Quando sua opção ainda é se sujeitar a humilhação e a submissão por ter dedicado anos de uma vida para outra vida? Quando tantas ainda não sabem o que é ser recebida com flores, risos ou elogios? Quando muitas ainda não descobriram o que é ser respeitada e tratada como rainha? Quando muitas ainda não respiraram o vento leve em uma rede a balançar? Quando muitas ainda sofrem preconceitos? Quando muitas são tratadas e usadas como pedaços de carne? Quando muitas ainda não conseguem ganhar um salário melhor por mais que trabalhem?

Não consigo... A grande maioria de mulheres que conheço não possuem a vida igual a brandura de versos... Elas tem que contar consigo mesmas para vencer todo santo dia!

Elas possuem não somente a mente uns seis anos mais evoluídos, mas um coração muito maior e um órgão interno capaz de gerar outra pessoa! Elas são seres encantados, mágicos, únicos! E precisam lidar todos os dias com todo tipo de injustiças e desrespeitos que somente elas são capazes de enfrentar! Somente elas conseguem se compadecer e ainda assim relevar... Talvez, seja porque no fundo elas saibam da própria grandeza! E que nada pode superá-las ou vence-las! Não confunda a piedade e a compaixão da Mulher com submissão ou escravidão...

Por isso, não tenho nenhuma mensagem especial...

Eu tenho meu profundo respeito e admiração por cada mulher que conheço, e a afirmação de que pra mim, todos os 365 dias são de vocês,pois esse mundo cabe em cada uma e pertence somente a esses seres estranhos e mágicos chamados Mulher!

Com muito orgulho de ser como vocês!

Ps: Alguém pensará: a mulher que conheço não é assim... Ou: não sei disso, mulher é tudo igual! Em determinado trecho eu disse:" 'SE ' ver tudo isso em um ser, é porque encontrou uma mulher!"

Então, façamos o seguinte: eu não generalizo os homens e você não generalizam as mulheres, ok?

-=:|:=--=:|:=--=:|:=--=:|:=--=:|:=--=:|:=--=:|:=--=:|:=--=:|:=-

Republicação:

Mulher Flor

"Se me tocas pode perceber

Toda minha suavidade...

Sempre delicada,

Não importa minha idade!

Se percebes então podes ver

Entre monólogos percebeu,

O rubor da minha face,

Ao branco de um riso meu!

Se enxergas vês então

Que o arco-íris é meu companheiro...

Onde estou sempre há cor:

Meu sorriso é verdadeiro!

Se sentes a mim,

Sentes o perfume fragante...

Que te tráz doces lembranças

Deixando-te ofegante!

Se vives então sabes,

Do meu poder gerador

De mim um dia saíste

És vida vinda da dor!

Não te enganes então

Se pensas que sou uma flor!

Apesar de delicada,

muitas vezes pisada...

Sou uma mulher,

Sou símbolo do amor!

Alma Nua,

Quinta- feira, 08 de Março de 2007, 17: 35

Shimada Coelho A Alma Nua
Enviado por Shimada Coelho A Alma Nua em 08/03/2009
Reeditado em 08/03/2009
Código do texto: T1475235
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.