Despedidas

É difícil partir, deixar o que não pode nos deixar(cordialmente), deixar os amigos, as raízes, as seguranças e se aventurar ao novo. É difícil também ver alguém partir, ficamos olhando da varanda ou dando o tchau no aeroporto, n onibus, no carro, vamos vendo aquela distãncia aumentar, o coração fica aflito com aquela ausência.

Quando sentimos a dor de quem parte e quando partimos tentamos de todas as formas nos despedir mas parece que não conseguimos, parece que não sabemos.

A intenção das nossas tentativas são sinceras, mas não atingem uma perfeição onde nosso coração sinta-se satisfeito, sempre parece que falta algo. Demonstramos e expressamos de muitas formas, nos emocionamos e emocionamos, as vezes ficamos com remorso por não ter aproveitado melhor a presença, pedimos desculpas, damos e recebemos presentes que são símbolos, observamos melhor a nossa bagagem para ver o que falta, deixamos e recebemos alguns bilhetes com frases fraternas. Fazemos de tudo, mas parece que falta algo na despedida.

Lembro de uma cena, onde era um "momento de despedida", e ninguém sabia dizer nada, só o silêncio falava. Um silêncio que gritava por meio das lágrimas: "não, isso não é despedida"!

Não sabemos nos despedir porque não queremos ver ninguém partir e também não queremos partir. Geralmente na despedida, as palavras são poucas e as lágrimas são muitas. A lágrima que é a linguagem sincera do coração, sempre fala aquilo que o coração quer ou não quer e por vezes tem que aceitar.

Há um trecho de uma canção que diz: "Sair não é deixar, estar não é cuidar, perto está se dentro está". A distância física as vezes é a menor das distãncias. No coração a união e a amizade são eternas.

A incompletude da despedida é explicada pela capacidade do nosso coração se multiplicar. Somos habitados e habitamos no coração de muitos. Mas quando partimos ou alguém parte, parece que parte do coração fica no lugar e nas pessoas.

No entanto, por um motivo ou outro, a despedida deve acontecer, as pessoas partem e nós partimos. Porém, partimos mas permanecemos com aquele carinho, com aquele amor e com aquela saudade, que nos faz perceber que a ausência física é sentida por causa da presença no coração.

Quando a despedida tem caráter completo, perfeito, achamos que nos despedimos bem, falamos as palavras certas, então é sinal de que a despedida foi mesmo querida de nossa parte. Há pessoas que gostam de se despedir, porque talvez queiram a despedida.

Tudo depende do que aconteceu antes da despedida. A despedida torna-se resultado de tudo aquilo que significou a presença das pessoas em nosso caminho. Ela não é algo só pra cumprir a tradição, mas é para cumprir e expressar aquilo que há no coração.

É custoso se despedir e ver a pessoa partir, porque é bom ter a presença dela ao nosso lado.

Em suma, a despedida das pessoas que se amam, sempre será incompleta porque a pessoa não desaparece a partir daquele "adeus". Ela permanece no coração, mas na ocasião é preciso se despedir. Então devemos ter a coragem de assumir os sentimentos, as vezes com lágrimas, e dizer talvez um "ATÉ JÁ".

E o que compreende o reencontro denomina-se SAUDADE.

Hudson Roza
Enviado por Hudson Roza em 08/08/2009
Código do texto: T1743121
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.