AOS MESTRES COM MUITO CARINHO

O Dia dos Professores é uma homenagem justa à uma das mais significativas profissões do mundo civilizado. Sem esses dedicados mestres várias outras profissões estariam fadadas a serem simplesmente inexistentes. Sem freqüentar uma escola, na sociedade moderna não se pode ter a possibilidade de se ter a maioria das profissões técnicas, científicas, econômicas, políticas e culturais atuais.

Um trabalho de dedicação e um verdadeiro sacerdócio, onde além do ensino, há também a socialização e formação de novas gerações.

O valor social, e o salário, antes bastante significativo, passou a ser pouco valorizado, e até escasso, pois as exigências para se tornar um professor são as grandes e muitos anos de preparação nos estudos.

Aos meus professores, verdadeiros mestres, educadores e também maravilhosos amigos, que se dedicaram a me passar seu conhecimento e uma emanavam uma energia positiva.Agradeço por tudo que me passaram, dando um pouco de si e que acabou também me incorporando à minha personalidade e minhas conquistas realizadas. Um obrigado e um grande abraço aonde quer que estejam.

Do muito que recebi, tentei passar um pouco aos meus alunos, mesmo que não tenha sido tão perfeita quanto aqueles mestres, mas dei o melhor de mim, numa doação com falhas e acertos, mas sempre verdadeiros, onde houve uma troca com meus alunos, que também me ensinaram a. refletir sobre o discurso acadêmico e a prática do convívio entre mestre e aluno Espero que eles sejam muito melhores do que essa sua professora, nos seus 28 anos de profissão.

Um grande abraço também, a todos os profissionais da educação como colegas, coordenadores, funcionários escolares e diretores , embora, nem sempre concordávamos e tínhamos as mesmas perspectivas e olhares em torno do tema educação e suas estratégias. Eu tinha uma visão sacerdotal em relação à pratix, e muitas vezes discordavam dos meus métodos e estratégias. Para melhorar minhas opiniões e modifica-las e melhorá-las , pois o magistério é dinâmico, procurei fazer constantemente reciclagens no setor e tentar fazer melhor, pois também para o profissional é um constante exercício de readaptação.

O magistério é uma das profissões uma das mais envolvidas com o ser humano , cujo objetivo é a formação do caráter e preparação para a cidadania, que no entanto, está sendo desvalorizado socialmente e pela remuneração baixa que tem. No entanto, o profissional que gosta do seu trabalho, supera várias barreiras, que são muitas, e sem dúvida nenhuma, é uma das mais importantes e significativas da sociedade civilizadas.

Enquanto existir um profissional que ainda vê o ser humano como pessoa, personalidade há uma esperança , pois na visão do professor, o jovem de hoje, é o adulto bem sucedido de amanhã.

Ainda há esperança de se corrigir os erros e desvios de caráter dos nossos líderes políticos ,dos lideres das empresas e dos dirigentes econômicos da sociedade, além da tentativa de retomarem os valores sociais e a inclusão dos excluídos e marginalizados, na comunidade, senão continuaremos sofrendo as conseqüências desastrosas que vêm causando o desinteresse dos responsáveis pelas distorções que sentimos constantemente.

O conhecimento é o maior aliado do cidadão, e a discussão de diversos seguimentos da sociedade e da comunidade , somente poderá ser democrática, com a valorização do ensino, da escola e do professor, que ainda é o agente influenciador de opiniões e tem o poder de modificar e interferir na história, fazendo com que o cidadão não seja um mero observador e apenas um resultado da seqüência dos fatos, mas um participador do seu meio.

O professor que apresenta as primeiras letras e os primeiros conhecimentos, até aquele que tem a função de dar uma formação mais técnica e prática das diversas carreiras que se abrem e são necessários na complexa civilização moderna, nos cursos técnicos, de graduação ou na vida acadêmica superior, todos têm sua importância e sua passagem pela profissão irá interferir na vida dos discípulos e irá receber também, pois há uma troca de energia constante na dinâmica desses contatos, e que irá se manter na vida de ambos.

PROFESSOR, principalmente o formador dos primeiros anos básicos da vida do

indivíduo, parabéns pelo seu dia e que haja uma valorização reconhecida de sua participação

na vida da Sociedade e da Nação.

“Aos mestres com muito carinho”.

________________

O Dia do Professor é comemorado dia 15 de Outubro

Escrito em Jundiaí, 14/1/2007.