Re Nata: Renascimento

Renascer é preciso pra quem quer viver, mas quão difícil o é acontecer, pois é necessário morrer e certos paradigmas romper para se poder de fato renascer.

Eis que o dia no seu decurso normal exemplifica e a todos convida a um renascimento. O sol que hoje nasce, na verdade diariamente renasce, pois já era nascido quando no hoje trouxe luz e calor à humanidade.

Ninguém percebe q o sol se põe, adormece e "morre" para poder nascer novamente? É processo natural a transição, o intervalo, o preparo, a morte para que haja novo alento, novo brilho, novo sorriso, novo motivo, nova vida.

Aos poucos vamos percebendo que o renascimento vai acontecendo à medida em que vamos vivendo. Sim, chorando, labutando, sofrendo; mas também se alegrando, se encantando com a capacidade que a morte tem de transmitir vida e felicidade.

Tento falar em metáfora e poesia de algo/alguém que adentrou em minha vida e tem me feito renascer. Renascer no sentido de encontrar algo novo no meu velho e conhecido caminho. No carinho e no respeito, na aventura e no medo, na provação e na aprovação, nos complexos e nos gestos, na diferença e nas semelhanças, na amizade e no sentimento, na espera/cautela e na pressa, na razão e no coração... Sentimento que brota que é para mim uma nova porta, que eu posso chegar, abrir e por ela enxergar um mundo desconhecido e por mim querido, na maturidade de um homem e na simplidade de um menino.

Assim percebo que o renascimento não tem muito alarde, não é nenhum milagre. Ele faz parte da realidade ordinária que encontra um motivo extraordinário para continuar a vida, no acréscimo que a mudança proporciona e na normalidade da necessidade nesse lugar que optei estar e ser. Renascer a cada dia, em cada acontecimento, em cada notícia, em cada encontro... é ir até o limite e encontrar-se, não obstante aos achismos e palpites alheios, ser verdadeiro consigo mesmo e com os sentimentos, ter uma autonomia humana contando sempre com a ajuda Divina para poder sem medo viver, sentir, sorrir. Enfim, renascer para poder viver com intensidade cada momento, sabendo que a felicidade é questão de fidelidade à vivência plena da minha humanidade.

Hudson Roza
Enviado por Hudson Roza em 29/11/2009
Código do texto: T1950702
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.