GENUÍNO HUMILDADE, SIMPLICIDADE E GENTILEZA .

GENUÍNO SALES: HUMILDADE, SIMPLICIDADE E GENTILEZA

EVILAZIO RIBEIRO – Graduando de Direito

Posso definir professor Genuíno Sales em três palavras: humildade, simplicidade e gentileza. Possui a dignidade daqueles homens que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. A Humildade como qualidade moral que é, transborda em seus olhos e palavras. A simplicidade de seus gestos se mistura com a cordialidade e honestidade que emanam de seu ser. Homem virtuoso, sempre disposto a praticar o bem; possuindo uma verdadeira inclinação de todos os hábitos constantes que levam o homem para o bem. Homem admirável, profissional renomado, amigo para todas as horas.

Mestre e amigo, GENUINO SALES,

Quero te agradecer por teu labor voltado à simplicidade humana, a favor da vida. És educador, que vives para nos ensinar... Em transformar a utopia em realidade. Em incluir os excluídos. Mestre tu és aquele que busca o sonho para prosseguir na missão de amar teus semelhantes com solidez em termos universais. Concebe o teu trabalho de professor numa totalidade, pois entendes que o trabalho fragmentado divide o homem, que é parte do todo. Ensina-nos a aprender com humildade, seguindo o ensinamento de Jesus Cristo: “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração”. Pois é na humildade e mansidão de espírito qual o mestre se realiza ao nos ensinar as belezas da vida! Mestre, que cultiva o sonho, vive tua utopia... Doa-te através de ações solidárias para se tornares construtor de homens livres, críticos e sonhadores... Acorda a nossa inteligência adormecida... Como Professor, ensina sonhos de felicidade refletindo com seus alunos o significado da vida! Trocas com teus eles palavras ternas, olhares atenciosos, abraços fraternos, certo de que, na cumplicidade de cada ato seu, possas externar a cumplicidade do amor aos livros e semear o saber. A ti, Mestre, a minha gratidão!

Grato por ter me honrado com sua presença na defesa de minha Monografia no dia 17 passado: “REFLEXÕES SOBRE AS DECISÕES JUDICIAIS E A INSTITUIÇÃO DA SUMULA VINCULANTE”. Quando defendi que só o juiz de primeiro grau pode auscultar o ser humano nas lides, da mesma forma que só o médico pode auscultar o coração do paciente. Que só a contemplação pessoal dos rostos e dos dramas humanos, pode permitir ao juiz humanizar a lei.

Charles Chaplin, com sua profunda sensibilidade de Artista, já dizia aos juristas que se divorciaram das angústias humanas: JUÍZES, NÃO SOIS MÁQUINAS! HOMENS É O QUE SOIS!

Não pode o juiz ser reflexo espelhado de decisões do Supremo Tribunal Federal, se a assim continuar nossas lides estarão sendo julgadas em breve por programas de computador!

evilazioribeiro
Enviado por evilazioribeiro em 21/11/2010
Reeditado em 08/12/2010
Código do texto: T2628624
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.