Tião Canção

Esta é uma homenagem que quero prestar a uma figura incomparável que tive a oportunidade de conhecer recentemente: Tião Canção. Artista completo, dotado de uma brilhante inteligência, dono de uma fala macia, mansa e forte, reflete nas palavras a essência de um homem que superou as adversidades da vida para se tornar no diamante que é hoje.

Tião é amigo dos meus pais há bastante tempo. Eu só o conheci agora, depois de muitos, muitos anos. Avistei-o pela primeira vez numa bela manhã, que por sinal se tornou trágica, mas essa história eu conto depois. Bem, lá estava Tião, na minha frente, um músico excepcional. Fez violão clássico em Brasília-DF, cidade que reside há alguns anos. É casado, pai de duas belas jovens, trabalha na central dos correios e nas horas vagas espalha bálsamo curador aos corações sedentos de amor, esperança e sonhos através de suas belas sinfonias.

Fiquei maravilhada em poder vê-lo e ouvi-lo. Seus dedos correm soltos no violão amigo e num mágico dedilhar enche nosso espírito de paz. Nos tornamos amigos e cantamos lindas canções, canções essas que deixaram sinais indeléveis. Passamos uns poucos momentos juntos, mas foram suficientes para deixar registrada sua marca, tão simples e ao mesmo tempo tão grandiosa.

Sentamo-nos frente a frente na minha pequena sala de estar e nos juntamos a mais um companheiro: meu violão. Sabe aquele momento mágico que parece que vai durar uma eternidade e que a gente não quer nunca que passe? Pois é, nos divertimos à beça. Contamos histórias, demos risadas, brincamos e lembramos de cenas inusitadas do seu saudoso irmão Seu Mundo.

Lembro-me que ao relatar a Tião a forma como entrei neste universo das letras, citando uma frase de minha autoria, que diz "Papel, lápis e um lugar tranquilo: eis os ingredientes necessários para fazer voar a imaginação.", ele rapidamente acionou seus lépidos dedos e tocou Aquarela, de Toquinho e eu, claro, acompanhei-o.

Ficaria feliz em revê-lo e assim, novamente, podermos cantar e partilhar as canções que ficaram perdidas no ar à espera de uma voz e um violão que as concretizassem.

Acho que os caracteres disponíveis a mim neste site não seriam suficientes para expressar toda minha gratidão a TIÃO CANÇÃO.

Com carinho,

Elian Bantim

Elian Bantim
Enviado por Elian Bantim em 08/03/2011
Reeditado em 09/03/2011
Código do texto: T2836474
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.