Presidente Itamar Franco - um verdadeiro cidadão brasileiro

Depois dos anos da ditadura, e a luta para as ‘diretas já’, conseguiu-se um presidente pós-ditadura, eleito pelo povo com muita esperança. Logo na primeira semana houve a decepção devido à distorção da economia e o rombo na caderneta de poupança, respeitada até pelos presidentes militares, e que depois de muitas desmandas acabou em um pedido de ‘impeachment’, que somente não aconteceu, pois o tal Presidente pediu a renúncia, forçado pelas pressões políticas e da própria comunidade, inclusive pela juventude com suas ‘caras pintadas’.

O seu vice entrou em cena, Itamar Franco, que entre 1992-1994 ocupou o cargo de Presidente da República. Governo que foi uma ponte entre a ditadura para uma democracia, numa situação civil e economicamente complicada, na época.

Esse mineiro, com personalidade singular, soube preservar os seus conterrâneos que desde a Inconfidência Mineira, mostraram ter a política no sangue e na sua história. O presidente Itamar foi um homem e político com muita personalidade, respeitando pelas suas posições principalmente de conciliação em vários momentos de sua vida política, e outras, em defender sua posição por isso trocou de siglas políticas, quando não tinha espaço para suas convicções.

Dedicou sua vida à vida pública, e respeitou o seu eleitorado, mostrando que pode haver sim, uma vida voltada à comunidade, como um verdadeiro mineiro, e um verdadeiro brasileiro.

Seu exemplo é pela doação de uma vida voltada à sua pátria, o valor da verdadeira Política e da Democracia que se iniciou em Atenas, onde o governo do povo era para o povo. Conseguiu transformar isso para um país-continente, fragilizado por anos, pela ditadura.

Minhas condolências à família, e também aos cidadãos do País, pois Itamar Franco é um exemplo de estadista honesto, inteligente, diplomata, foi um ‘fenix’ na vida econômica e política nacional. Seu papel foi primordial para o futuro do Brasil. Optou em servir e valorizou mais a comunidade do que seu próprio patrimônio e ou seu bem estar pessoal.

Um exemplo de cidadania de um verdadeiro brasileiro, voltado para servir o seu País.

_______________

Regina Kalman (professora de História) - Jundiaí, 03/07/2011.