PARABENS A ATUAÇÃO DO PROFESSOR!

PARABENS A ATUAÇÃO DO PROFESSOR!

ACF/88 estabelece que "educação" é "um direito para todos, um dever do Estado e da Familia, e está a ser promovida com a colaboração da SOCIEDADE, com o objetivo de desenvolver plenamente o desenvolvimento integral da PERSONALIDADE HUMANA e a sua participação nos trabalhos com vista ao BEM-ESTAR comum;preparar os indivíduos e a SOCIEDADE para dominar Recursos Cientificos e Tecnicologicos que permitirão a utilização das possibilidades existentes para o BEM -ESTAR comum; ...

É através da produção de conhecimentos que um país cresce, aumentando sua renda e a qualidade de vida das pessoas. Neste campo nas há muito para ser feito. A escola (Ensino Fundamental e Médio) ou a universidade tornaram-se locais de grande importância para a ascensão social e muitas famílias tem investido muito neste setor.

O papel e a atuação do professor já não é há muito tempo a mesma do passado. Antes ele detinha “todo” conhecimento e depositava nos seus alunos aquilo que havia estudado. Porém, esse estudo era normalmente lido e repassado para eles sem reflexão ou visão crítica dos conteúdos. Hoje, felizmente, podemos e devemos ensinar nossos alunos a pensar, a questionar e a aprender a ler a nossa realidade, para que possam construir opiniões próprias.

Para que isto ocorra o professor deve, em primeiro lugar, gostar e acreditar naquilo que faz, ou seja, através de seus atos e ações ele servirá de modelo para seus alunos; se ele ensina a refletir ele deve também refletir, se ele ensina a respeitar o próximo ele deve respeitar seus alunos e assim por diante. Deste modo ele está sendo uma prova viva daquilo que está ensinando, pois bem a sua frente existem seres humanos que estão sendo moldados por ele.

Ensinar não é uma profissão, mas uma escolha que optaram em consideração ao próximo; Concordam com Eleanor Roosevelt que disse, “O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos”; Percebem que na vida de cada aluno existe um espaço esperando ser preenchido pelo professor, que pode comunicar auto confiança, criação de talentos que não foram descobertos e incentivo às atitudes na vida para o seu crescimento;

evilazioribeiro
Enviado por evilazioribeiro em 15/10/2011
Código do texto: T3278992
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.