Heitor Villa-Lobos nasceu no Rio de Janeiro em 5 de março de 1887 e faleceu a 17 de novembro de 1959.
Em homenagem a ele foi instituído no Brasil, o Dia Nacional da Música Clássica comemorado a 05 de Março.
Villa-Lobos destacou-se como um grande expoente da Música Moderna no Brasil e no mundo, mas aqui ele demorou a ser reconhecido, pois nunca se enquadrou em nenhum movimento e ainda foi atacado pelos críticos. Ele incorporou em suas criações elementos folclóricos, indígenas e outros populares, com preferencias por recursos de estilos que mesclavam inusitadas combinações de instrumentos, uso de percussão e imitação de pássaros. Resumindo:Villa foi o compositor que melhor descreveu e revelou musicalmente a grandeza e toda a beleza do Brasil.
Uma  de sua mais conhecidas obras:
Bachianas Brasileiras, abaixo no Youtube, na linda voz de Bidu Sayão.


http://youtu.be/bLZD0XplYrI
05/03/12
Marilda Lavienrose
Enviado por Marilda Lavienrose em 05/03/2012
Reeditado em 05/08/2013
Código do texto: T3536103
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.