= Voz do coração =

Esta homenagem eu recebi de meu irmão, Zé pedro, no dia 19/2/2013, (meu aniversário)

E aí, irmão.

Hoje é seu aniversário.

Quantos anos?

Sinceramente, não sei.

Que importa isso?

Quando você me conheceu tinha quatro anos. Eu estava nascendo. Portanto, você lembra mais de mim do que eu me lembro de você, obviamente.

Lembra que infância rica? Nós aproveitamos bastante. Acho até que mais que devia. Lembra como nosso pai era bravo. Demais! Mas nós, misturando peraltice com o nosso inconfundível bom humor, passávamos por cima desse perigo iminente.

Você, em sua cabeça sonhadora acreditou que podia ser astronauta, lembra? E o Brasil inteiro comentou sobre isso, pois saiu nos principais jornais: "três crianças de Bom Sucesso_MG, controem um foquete de tábuas e tenta ir à lua". As consequências físicas também você lembra? Deixa pra lá. Além de moleque, você era apenas um sonhador. Custoso, mais era.

Meu irmão, Antônio, sempre foi o grande amigo de meu pai. Começou a pescar com ele com apenas cinco anos. Dava muito orgulho para o velho. Pescar era a sua maior diversão, maior lazer.

O tempo foi passando e suas traquinagens não eram mais tão inocentes, mas, em época alguma, você deixou de ser o bom irmão, o protetor. Ai de quem brigasse com o magrelinho aqui. Você virava bicho. Fases difíceis, problemas, todo mundo passa e com você não foi diferente. Até que veio a fase mais complicada. Você se envolveu com o álcool, o que lhe desgastou demais, desgastou mais ainda nosso pai, nossa mãe, pra dizer a verdade, a todos nós.

Você não nasceu para ser derrotado. Você sempre foi um vencedor. E nessa "Olimpíada da vida", você deu a volta por cima e levou a medalha de ouro. Claro que você nunca quis aplauso, mas, para não te constranger, nós te aplaudimos o tempo todo com o coração. Para nós, você sempre estará nesse topo da vida. Tem noção de quantas pessoas você ajudou a sair da lama. Ah, esqueci de falar, depois que você lutou bravamente contra esse inimigo poderoso e tão cruel, e vai para trinta anos sem um gole de álcool na boca, você comprou a briga e se dedicou com todo seu amor, seu coração, sua garra, sua perseverança, a ajudar pessoas que sofriam do mesmo mal. Vocês não diz nunca que está curado, eu sei, diz sempre que é um alcoólatra em recuperação, vivendo um dia por vez. Isso é humildade, e como você mesmo diz: "a humildade é o mais alto degrau da sabedoria". Você é um sábio meu, irmão. E nem é pelas belas palestras que você dá, para tantas cidades que você é convidado a levar sua mensagem; pelos seus livros que escreve, pelos belos poemas e poesias, não. Você é um sábio porque optou em ser feliz. Você é um sábio pelos seus gestos, pelo grande amor que traz no seu coração. Você é um sábio, porque sempre soube que, ao ajudar tanta gente, o maior beneficiado era sempre você mesmo. Uma coisa tão simples, mas só os grandes sabem disso. O apóstolo Paulo, um homem tão estudado, tão preparado, de uma inteligente brilhante, descobriu que era apenas inteligente, mas se tornou sábio quando se dedicou a ajudar aos outros e levar a palavra de Deus a todos. Ele também dizia: "há mais alegria em doar do que em receber". Acho você muito parecido com ele. Ambos os dois são sábios.

Tenho muito orgulho de você. Espero que um dia eu venha a crescer e me torne um pouquinho de Paulo de Tarso, de Antônio Tavares.

Nós temos muito orgulho de você. Papai e mamãe não estão mais aqui pra ver, mas nós, seus irmãos, sua esposa seus filhos, sobrinhos, nos orgulhamos muito desse "Homem de Verdade" o qual você se tornou.

Ser meu irmão, foi uma consequência da vida, nascemos do mesmo útero. Agora, ser meu amigo, foi uma escolha sua. Obrigado por isso.

Deus lhe abençoe nesse dia de seu aniversário, dezenove de fevereiro, e todos os os dias que virão. Espero que sejam muitos.

Fique com Deus, MEU IRMÃO, MEU AMIGO, MEU ORGULHO.

José Pedro Tavares Neto.

Mediante a todo este carinho, meu querido irmão José Pedro, ou simplesmente, Zé Pedro, resta-me apenas duas alternativas... agradecer do fundo do meu coração, ou chorar de alegria... confesso que não tive escolha... estou feliz, grato, e as lágrimas abundantes e deseducadamente se atropelam. Obrigado por ser meu irmão e meu amigo. Sei que não sou tudo isso, mas emociono-me em saber que enxerga-me com os olhos do seu coração.

Tonho Tavares.

José Pedro Tavares Neto
Enviado por ANTÔNIO TAVARES em 21/02/2013
Reeditado em 21/02/2013
Código do texto: T4151766
Classificação de conteúdo: seguro