LIA

LIA

(1ª parte )

Na historia de Lia da Bíblia, o enganador Jacó (que ludibriou seu irmão Ezaú), foi enganado pelo sogro, Labão. Jacó amava Raquel, a filha mais nova, mas o sogro lhe deu Lia, a mais velha, em observação à cultura da época.

Lia, portanto, sendo dada em casamento pelo pai, em circunstância de logro, de esperteza, ficou em situação secundária, de desapreço. Entre os comentaristas bíblicos, ela é vista como a “esposa desprezada”. Mas, felizmente, foi a mais fértil das mulheres de Jacó, e, isto foi enobrecedor. Séculos mais tarde Jesus disse algo que, indiretamente notabilizou Lia e a tantos quanto perfilham as fileiras de seu perfil e classe. Ele disse: “Os humilhados serão exaltados”.

Meu desejo é que a futura netinha que o Senhor dar-me-á, não seja desprezada, mas almejada e amada por aqueles que entendem a vontade de nosso Soberano Deus.

Fazendo uso da etimologia, colhe-se que Lia é nome hebraico (“Lea”), portanto bíblico do VT. Consultando uma certa versão bíblica, percebe-se logo que este nome significa “vaca selvagem”, mas para outros lexicógrafos, significa “impaciente”. Em outra versão, colhe-se o nome Léia. De qualquer forma a raiz é sempre a mesma: Le ou Li.

A escolha desse nome por seus pais se deu, porque não queriam um nome que redundasse, entre os conhecidos e íntimos, alcunha em grau diminutivo, tais como os nomes: Paulinha, Valerinha etc. Por isso cogitaram e escolheram um nome com poucas letras, cujo tamanho dificilmente alguém aplicar-lhe-á “apelidos de rua” ou minimizará a forma literária registrada! Até que é bem pensado! Que se respeite a vontade de cada um!

Bem, Lia, é tão pequeno que nos faz economizar tanto letras quanto o próprio espaço onde for escrito. Com isso, o vovozinho aqui, espera que ela seja econômica na vida que Deus lhe concederá – pelo menos naquilo que for necessário!

Está ainda sendo gerada no ventre de sua futura mamãe e, pela graça de Deus, possa tudo correr bem, desde sua chegada até os momentos mais difíceis que ela e seus pais virão enfrentar, para sua sobrevivência e saúde!

A gente não sabe como será: se morena, parda, branca ou vermelhinha. Se grande, acompanhando a linhagem do pai; se pequena, seguindo os “gens” da mãe ou miúda, como qualquer ascendente de sua linhagem. Seja como o Senhor quiser; que seja forte, sadia, entusiasta, linda e esfuziante! ...

Se seu caráter seguir a coerência dos significados de seu nome – “vaca selvagem” ou “impaciente”, a gente vai perceber que ela poderá ser bem “bravinha” ou “estressadinha”. Já que em nossos dias, o “stress” está solapando até as crianças. (Deus tenha misericórdia!)

Muniz Freire, 30 de abril de 2013

Fernandinho do forum

. . . ooo 0 ooo . . .

LIA

(2ª parte )

Lia chegou com 35 dias de vida e já esboça sorriso e gemidos que nos encantam e demonstra beleza a tal ponto de todos – principalmente a parte feminina – festejarem, vibrarem e interrogarem como tem passado, principalmente sua jovem mamãe!

O mais notório é que meio mundo (em pouco tempo) já vislumbra seu rostinho rosado e pequeno, através da extensiva e pululante internet (no “Facebook”)!

O pior da história é que nasceu em tempo frio, entre montanhas e flores, mas, para sua felicidade, bem agasalhada de ternura, amor, carinho e cuidados dos seus entes queridos, que dela cuidam a contento!

E, para engordar sua pequena e singela história de vida, já visitou, além de seu pediatra, a casa paterna, passou dias na residência da avó materna e já foi bastante velada pelos demais avós (paternos e maternos) que não medem esforços para vislumbrarem sua face e ouvir seus gemidinhos em preparação para dormir ou já enfronhada em sonhos mil.

Seus pais querem-na bem despertada de dia, para não darem “aquele trabalho durante as madrugadas”. (Também pudera! Não é fácil cuidar de bebê!) Os pais sofrem, mas é compensador saber que um serzinho vai crescendo em todos os sentidos, trazendo alegria ao lar e satisfação a todos os entes queridos, amigos e conhecidos!

Bem vinda, Lia. Assim desejam todos que a amam e a esperaram! Graça e paz em Cristo!

Muniz Freire, 27 de junho de 2013

Fernandinho do forum