A meus leitores

Gostaria muito de agradecer agora a meus amigos e a todos os meus leitores, que não são amigos pessoais, mas dividem comigo um momento de conversa, gostando ou discordando, às vezes, das coisas que escrevo.

Diz Antônio Cândido, em sua Literatura e Sociedade, que o destino da obra escrita é ditado pelo público leitor, nele ela se consuma e se define. Não sou famoso, ao menos não galardoado; mas a minha recompensa, nesse ato estranho que é o da escrita, quando sem querer derrama de entre os dedos, meio ciente, meio inconsciente, - mas a minha recompensa descubro não ser mesmo um prêmio que, por ventura, pudera receber, nem um milhão de livros vendidos + um milhão de reais na minha conta.

A minha recompensa é ouvir um comentário, de vez em quando, de gente que nunca vi na vida, mas que, de forma abnegada, como o que escrevo, deixa-me um recado agradecendo por um momento de leitura, ou dizendo-me ter sido importante aquilo para si, ou elogiando... Ora, ninguém precisa fazer isso, dizer nada sobre o que escrevi, nem ler. Contudo, estão aí, meus leitores, comentários, "curtidas", até mesmo críticas (doces e cruéis).

Para mim, escritor sem vendas e sem fama na mídia, é o pagamento mais caro: o carinho; é o sentimento mais feliz, a realização. Por isso o meu respeito, ainda, quando escrevo, o meu cuidado com o que digo, desde a gramática até a mensagem que quero deixar... É respeito por quem me devolve, respeitosamente, o meu afeto.

Obrigado, pois! Não espero senão esse abraço contigo e todo o resto parece abrandar-se. Porque escrever, para mim, além de uma particularidade inextrincável, é um ato extremamente social: Não há poesia sem comunhão, sem dividir. Cada vez, portanto, que a vejo (minha literatura) dividir-se, tal qual o pão, é como se eu fizesse a minha parte, para que, um dia, quando me deitar em sono para nunca mais acordar, eu não tenha passado em branco. E é por causa de quem me rende esse minuto de atenção que a minha vida se colore.

Portanto, obrigado a meus leitores, a parte mais importante da minha vida, além de meus amigos e família. Obrigado! Obrigado! Os reverencio tirando o meu chapéu!