Por favor, sem "essa" de chamá-lo do " Pai da Aviação",  porque não foi. Todos nos sabemos que foram os Irmãos Wright,  que colocaram no ar o " Flyer" , três  anos antes, em dezembro de 1903.
             O famoso "14-Bis" só levantaria vôo em outubro de 1906,  mas vamos com calma...Alberto Santos Dumont, merece esta homenagem , e todas as que se possam fazer serão justas, e disso não tenho a menor dúvida.  A ele cabe o mérito de decolar , manter no ar e aterrissar um avião.
             O reconhecimento que Dumont tem é puro mérito dele, um estudioso abnegado,  muito inteligente e estudioso da engenharia mecânica, física e matemática, dedicando as suas  horas incansáveis a aquilo em que acreditava desde menino.
              Era de família rica, é verdade, filho de um engenheiro que lhe deixou uma imensa fortuna , mas a sua permanência em Paris poderia ser igual a de outros jovens abastados, entre salões de festas da alta sociedade, belas damas e passeios em conversíveis, mas apesar de ser conhecido pela elite , também sabiam que se tratava de um jovem ligado a cálculos e incansáveis tentativas de sucesso em outro campo, o da ciência.
              A minha intenção não foi a de escrever a sua biografia, apesar de tê-la lido há algum tempo atrás,  o que me fez admirá-lo , mas de homenageá-lo, e explico o porque :  Nesta semana , revirando os canais com o controle remoto, que sempre me queima nas mãos, parei num desses canais sem ibope, onde três senhores que pareciam ter saído do asilo, discutiam exaltados sobre a sexualidade de Santos Dumont.  Não vamos mentir, ele era homossexual, não assumido, e segundo o que um dos velhotes disse, também virgem- Como se isso fosse relevante ?!
                Sim, isso tudo é uma verdade mais do que evidenciada e testemunhada, era sutilmente efeminado, muito  tímido e "arrumadinho", de um jeito que na época já levantava suspeitas,  ao ponto dos americanos falarem disso abertamente, demonstrando a sua "dor de cotovelo" e o seu preconceito.  Mas justiça seja feita, os franceses lhe fizeram todas as homenagens possíveis,  lhe deram condecorações e o reconhecem pelos seus feitos, que foram muitos.
                Era um homem educadíssimo , sensível ao extremo, muito capaz e organizado, um homem culto e que  também sofria de depressão , pois apesar de não comentar, ele nunca aceitou ser homossexual, jogando-se no trabalho .
                Sofria com a esclerose , doença pouco conhecida na época quanto a sua cura, o que o impedia de prosseguir nos estudos como gostaria, e dividia seu tempo entre idas a São Paulo, Rio de Janeiro ( Petrópolis), e o litoral paulista, o Guarujá, onde está enterrado.  Morreu aos 59 anos, seu atestado menciona ataque cardíaco, mas as enfermeiras  o encontraram encorfado com a sua própria gravata.
                 Dizem que o motivo foi a utilização de aviões por Getúlio Vargas, na Revolução de 1932, mas particularmente pouco acredito nisso, é apenas uma suposição à mais. A verdade é que pouco se sabe , ele era muito reservado quanto à sua vida particular, mesmo com os mais próximos.
                 Não foi o pai da aviação, mas isso pouco importa, as suas invenções eram mostradas ao público, registradas em jormais, divulgadas e difundidas , ele explicava como chegara as conclusões, enquanto os "Wright",  não apareciam em público , faziam parte de um segredo de Estado.
                 O sonho de Ícaro, do homem ter asas e voar deve muito a Dumont, e isso ninguém no mundo duvida, nem a arrogância americana conseguiu ofuscar-lhe o seu imenso brilho.
                
             
Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 30/05/2018
Código do texto: T6350840
Classificação de conteúdo: seguro