Alfredo Le Pera - O parceiro de Gardel.

No dia 24 de junho de 1935, o avião que levava Carlos Gardel , o famoso cantor de tangos, caiu em Medellín ( Colômbia), durante uma turnê pelas Américas, interrompendo a sua carreira aos 45 anos de idade, no auge da fama internacional.

Naquele dia pouco se disse sobre Alfredo Le Pera, o seu parceiro nas composições, um escritor maravilhoso , mas nós aqui do "Recanto" lhe faremos justiça...

Le Pera era brasileiro de nascimento, nasceu no bairro do Bixiga em São Paulo, filho de italianos, e estava no avião no trágico acidente, tinha apenas 35 anos e uma carreira consolidada como jornalista internacional.

A sua família se mudou para o Uruguai quando ele tinha dois anos , e depois para a Argentina. Estudou quatro anos de medicina até que descobriu que a sua paixão eram as letras, tornando-se jornalista. Trabalhou em Londres, Paris, Berlim, Nova York, pois falava vários idiomas com fluência ; italiano, francês, inglês e alemão.

Foi tradutor nos estúdios da Paramount, e para vários jornais, roteirista, músico ( pianista), escreveu peças de teatro, poeta, e compositor.

Entrevistou personalidades como ; Marlene Dietrich, Jaqueline Baker e Alfred Hitchcock para periódicos da época.

Conheceu Gardel em setembro de 1932, durante uma filmagem, onde rodavam " Espérame", e Gardel cantou duas canções de Le Pera ; Melodia de arrabal e Manãnitas de sol.

Em apenas três anos de convívio compuseram canções brilhantes como ; "Por una cabeza", " Volver", "Mi Buenos Ayres querido", "Cuesta Abajo", " El día que me quieras" e outras tantas.

Dos tangos que eu conheço os que mais gosto são ; " Por una cabeza" e " Volver", ambos da dupla Gardel e Le Pera.

Seu nome completo era Alfonso de Paula Alfredo Le Pera, reservado e culto, um letrista fantástico, quando os fotógrafos se aproximavam de Carlos Gardel, ele se punha à margem, discreto e de poucas palavras, com humildade , e poucos o conheciam de fato, não sabiam da sua grandiosidade.

Uma curiosidade que muitos desconhecem ; Carlos Gardel era francês, nasceu em Toulouse com o nome verdadeiro de Charles Romuald Gardés.

Nada disso importa na verdade, pois fato é que se passaram mais de 80 anos e ainda ouvimos suas canções , mil vezes repaginadas, vendo os passos firmes dos dançarinos pelo salão, terno riscado a giz, a dama de vestido negro e justo, aberto na lateral , uma rosa vermelha e os rostos colados enquanto as pernas parecem se entrelaçar em uma sincronia perfeita.

De quem é essa música ? - De Gardel, responderão...e direi em complemento...e de Le Pera também.

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 30/10/2018
Reeditado em 30/10/2018
Código do texto: T6489797
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.