Dona Lió e seus três meninos!

Chegará o mês de maio e teremos nós, repórteres, a decisão de escolher algumas mães para mostrar as qualidades da maternidade. São tantas as visões sobre o que é ser a responsável pelas crianças, pelas panelas, pelo tanque de lavar roupas, enfim a preocupação no lar e nas ruas onde seus meninos estão, e mais ainda quanto falta o marido! Eu já tenho uma escolha, bem pertinho da minha redação, uma senhora de 74 anos, pois com filhos adultos mantém o amor da ave no ninho. O nome dela Lionidia, ou simplificando Lió!

Uma ferramenta que não pode faltar na casa de Dona Lió; o telefone que a cada amanhecer ela olha e espera tocar, quando não toca ela mesma toma a providência. Com seus cabelos brancos e seu vestido de chita, abre largo um sorriso ao atender: “É você Ailton? É você José?”, os dois filhos amados que vivem distante, mas bem próximos ao coração da mamãe, que se abriu em todos os sorrisos alegres quando neste início de ano reuniu sua família.

Josafá Joaquim, 54 anos, é solteiro, aposentado após um acidente de trabalho, e faz a amizade e vida social em volta de seu lar, onde vive com a mamãe. Um filho e mãe invejáveis, pois neles não se vê, durante todo o ano, nenhuma alteração na paz constante, a não ser por grande zelo de Dona Lió que “ralha” com “Dêga” (Josafa) como se ele criança ainda fosse. Um carinho, um dengo, um cafuné e a vida está na rotina de um lar doce lar!

José Joaquim, 50 anos é casado com Regina Lúcia, com quem é pai Joana, e há trinta anos funcionário de uma grande empresa de transportes especial, com sede no Estado de São Paulo, e é peão para toda obra. Mas não abre mão de uma vez ao ano, em época de Natal, vir de São Bernardo ver e abraçar Dona Lió, ganhar um pouco de sorriso da eterna mão amada. Traz a família e faz a felicidade dos familiares.

Airton Joaquim, 42 anos mora no vizinho município de Macaúbas, no povoado de Lagoa Clara, onde origina a família. Casado com Conceição Custódia, “Cece”, ele deverá ser um duplo pai. Afinal foi Deus que os enviou um duplo presente que o médico marcou para chegar lá pelas festas juninas, as mais esperadas em nosso Sertão, a mamãe Lió quando a saudade aperta vai até lá olhar as agias da Lagoa lembrar os caminhos do passado.

A vida de Dona Lió é diferente, é calma é benção em nossa rua, e aos poucos vou conhecendo alguns tópicos da vida desta mamãe. Que neste fim de ano foi para a cozinha preparar o alimento dos filhos, quitutes e coisas gostosas! Alimentos que já vendeu na feira para alimentar educar e dar exemplo ao mundo em que vive. O que muito falta em algumas famílias é esse amor sempre constante de filhos e mãe!