A LINGUAGEM PENSADA
 
É consenso geral que as pessoas devem ser sinceras e não serem mentirosas, mas será que deve ser assim mesmo? Depois de alguma reflexão, confesso que estou inclinado a achar que são as pequenas mentiras do nosso cotidiano as grandes heroínas que mantém a nossa civilização no conceito de “civilizada”.
 
Acham que não? Pois vejam abaixo alguns exemplos de diálogos e comparem o que é “falado” e o que é “pensado em falar” (entre parênteses). Depois tirem suas próprias conclusões.
 
Chefe irritado: - Onde você enfiou aquele relatório que te pedi?
Funcionário falando: - Veja bem chefe, vou dar mais uma olhada na minha mesa, mas tenho quase certeza que já deixei na sua mesa semana passada.
Resposta pensada: - (Mas deixa de ser filho da puta rapaz, além de perder a porra do relatório que eu passei uma semana fazendo, ainda quer botar no meu rabo?).
 
Amigo 1: - Faz um mês que eu e minha mulher não transamos, ela anda meio estranha e distante, acha que ela aprontando?
Amigo 2 falando: - Não esquenta, todas as mulheres passam por esta fase, ela deve ta com algum problema.
Resposta pensada: - (Você deve ta levando uma guampa daquelas, eu sempre achei que tua mulher era muita areia pro teu caminhãozinho).
 
Mulher: - Isso são horas de chegar? Onde você estava?
Marido falando: - O que você quer que eu faça? Meu novo chefe começou uma reunião após o expediente que se estendeu até a madrugada.. Este filho da puta não tem família e se vinga nos outros, pois nem atender celular nós pudemos.
Resposta pensada: - (Estava num puteiro com o chefe novo que não é daqui e queria companhia, mas não se preocupe pois não comi ninguém).
 
Aluno: - Então professora, o que achou do meu desenho da natureza?
Professora falando: - Nossa, que bonito. Meus parabéns!!.
Resposta pensada: - (Nossa, que coisa mais feia. Não consegui ver desenho nenhum, quanto mais da natureza).
 
Colegas de trabalho (homens):
Colega 1: - Acabei de chegar da sala do chefe, ele achou meu relatório excelente.
Colega 2 falando: - Puxa, meus parabéns. Você merece.
Resposta pensada: - (Tu é um baita dum FDP baba ovo mesmo. Vê se enfia no cú este relatório e deixa os outros trabalhar).
 
Colegas de trabalho (mulheres):
Colega 1: - Veja que injustiça, o chefe me repreendeu alegando que eu passo muito tempo em conversas particulares no telefone. Não sei de onde ele tirou isso.
Colega 2 falando: - Não se preocupe com isso, ele devia estar estressado.
Resposta pensada: - (Injustiça é eu ter que ficar ouvindo o dia inteiro tu falando com marido, mãe, pai, filho, avô, tio e ainda ter que fazer parte do teu trabalho no final do mês. A propósito, quem te entregou para ele foi eu na esperança que ele te mande embora).  
 
Fim (por enquanto).

PARA LER MAIS TEXTOS COMO ESTE ACESSE:
www.cesarfonseca.recantodasletras.com.br