AS MENTIRAS DE “SEU MANINHO”: OS DOIS LOBISOMENS
 
 
NOTA: Para melhor interpretação do texto leia a primeira história da “série”: As mentiras de Seu Maninho – O primeiro encontro.
 
 
O fato que vou relatar ocorreu quando eu já convivia com Seu Maninho há algum tempo, portanto já não me surpreendia com suas histórias mirabolantes e o considerava o primeiro do ranking de mentirosos convictos que eu conheci. Qual não foi minha surpresa durante uma viagem à noite entre Porto Alegre e Jaguari (interior do Rio Grande do Sul), quando um motorista que viajava comigo e mais duas pessoas, me saiu com uma obra prima digna do Seu Maninho:
 
Ato 1 - O CENÁRIO:
 
Local: Sul do Brasil, interior, em algum ponto de algo que somente o governo chama de estrada.
 
Personagens: um mineiro cagão de +- 45 anos, um guri mineiro de +- 18 anos, um chefe novo e com espírito de porco (eu) e um motorista inspirado e mentiroso de +- 50 anos.
 
Situação: Carro andando a 40Km por hora em torno da meia noite, sem estepe, estrada deserta, mato fechado dos dois lados, noite de lua cheia.
 
Conclusão: Só podia dar merda..
 
Ato 2 - OS DIÁLOGOS:
 
Chefe espírito de porco: - Crédo, já furamos dois pneus. À tarde já foi difícil achar um lugar para consertar e já estamos sem estepe novamente. Se furar outro, minha única esperança é se alguma assombração prestar serviço de vulcanização. Pior que não devem aceitar dinheiro. Mas isso não me preocupa, qualquer coisa a gente paga com a alma do Mineiro...
Mineiro cagão: - “Sartei uai”.. Não se brinca com estas coisas...
- E falar sério com eles pode?
Mineiro cagão: - “Sartei de novo” – disse ele sério fazendo o sinal da cruz.
Todos os outros: - kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
 
Algum tempo depois:
 
Chefe: - Porra de estrada esburacada do caralho... E este mato? Isso deve estar cheio de bicho.. Deve ter até lobisomem...
- Sartei, sartei, sartei..  Sartei 10 veiz.. – disse o Mineiro fazendo um sinal da cruz atrás do outro com cara de apavorado.
- Que isso rapaz? E porque ta falando tanto este “sartei”?
- É que falando isso eu afasto “as coisa ruim”...
- Tu não pode ta falando sério.. vai me dizer que acredita em lobisomem?
- Claro uai.. SARTEI..
- Só pode ta de sacanagem.. E vocês?
Guri Mineiro: - Eu não acredito nesta porra..
Getúlio (motorista): - Claro que sim... Não só acredito como CONHECI DOIS...
 
- ÊPA.. PARA TUDO!!! – Agora tu vai contar esta história..
- Ta bom, já que vocês insistem – disse Getúlio, para vários “sarteis” desesperados do Mineiro..
 
Bom, daqui para frente passo a palavra ao Getúlio para que ele próprio narre para vocês:
 
ATO 3 - A GRANDE MENTIRA:
 
Eu tinha uns doze anos e morava próximo a fronteira com o Uruguai, muita gente falava que o Seu Odair era lobisomem, mas a princípio eu não acreditava.
 
Como eu era curioso, uma noite me juntei com o meu amigo Dóca e ficamos escondidos no mato perto da casa do Seu Odair. Já estávamos quase desistindo quando ele apareceu, saiu de trás de um galpão e começou a tremer todo e uivar olhando pra lua. Como não acontecia nada achamos que ele era louco, até que notamos que ele começou a ficar todo peludo e com as orelhas compridas.
Depois que terminou de se transformar, começou a andar nas quatro patas e atacou as galinhas. Quando terminou de comer, se deitou perto do galpão e dormiu..
Aproveitamos que o bicho tava descansando e fomos embora silenciosamente para ele não nos ver.
 
Depois de um tempo acabei ficando amigo dele, pois era muito sozinho e tinham medo dele, somente o irmão ia visitá-lo de vez em quando.
 
Passado alguns anos ele ficou doente e passou sete dias e sete noites agonizando numa cama e falando:
- Quem é que quer?
- Quem é que quer?
 
Só quem ficava junto com ele era eu e o irmão, mas como eu nunca fui bobo, eu é que não ia dizer que queria... Até que não agüentando mais o sofrimento do irmão, o outro falou:
- Eu quero..
Na mesma hora Seu Odair deu o último suspiro.. e como era noite de lua cheia, na mesma hora o irmão dele se transformou em lobisomem bem na minha frente...
 
- Sartei uai.. Ave Maria do Céu.. – gritou o Mineiro – E você não ficou com medo?
 
- Que nada.. esta história de lobisomem ser violento é lenda.. o bicho é bonzinho, só come galinhas e estes bichos pequenos..
 
Após alguns momentos em silêncio, os três ficaram discutindo sobre a veracidade da história, com Getúlio jurando que era verdade, o Mineiro Cagão dizendo que acreditava e o Guri Mineiro dizendo que não acreditava em porra nenhuma... Até que o Getúlio olha para mim e pergunta:
 
- E o que você acha chefe?
 
- EU ACHO QUE TU DEVE SER PARENTE DO SEU MANINHO!!!



PARA LER MAIS HISTÓRIAS COMO ESTA ACESSE:

www.cesarfonseca.recantodasletras.combr