OS BASTIDORES DA CAVALGADA DO LITORAL 
 
Quando eu era criança, meu avô tinha uma pequena fazenda e desde cedo me habituei a andar a cavalo. Sempre gostei de cavalgar e mesmo depois que meu avô se desfez das terras eu continuei tendo contato com amigos que possuíam cavalos.
 
Certa vez, quando eu era adolescente meu primo me convidou a participar com ele da “Cavalgada do Litoral”, que até hoje acontece anualmente durante o verão no estado do Rio Grande do Sul. A cavalgada dura em torno de sete dias e o percurso transpõe praticamente todo o litoral norte do estado.
 
Este evento é um dos mais tradicionais e a maioria dos participantes pertencem a algum CTG (Centro de Tradição Gaúcha), além de algumas figuras conhecidas da mídia. Normalmente são em torno de duzentos cavaleiros que se deslocam em dupla e enfileirados margeando o mar. Os participantes todos garbosos e imponentes passam acenando pelos veranistas sentados em suas cadeiras de praia que assistem o ato um do espetáculo (falo ato 1 porque o ato 2 que eles assistem é a multidão de garis limpando os excrementos deixados pelos cavalos na areia ao passar... já imaginou 200 cús de cavalos passando ao mesmo tempo na sua praia?).
 
Uma das coisas que eu achava mais engraçado era que muita gente não tinha o hábito de andar regularmente a cavalo, e garanto, algumas horas numa cela fazem verdadeiros estragos no rabo, pernas e coluna (nesta ordem). Não era raro ver pessoas descendo das celas caminhando arqueados e com as pernas bem abertas.
 
Como o percurso era longo e passava por muitas praias praticamente desertas, era cômico ver o que acontecia entre uma praia deserta e uma movimentada. Quando tinha veranistas olhando os cavaleiros passavam imponentes, para logo depois, tendo somente as areias como testemunhas... muitos deles descerem rapidamente, entrar em algum carro de apoio que acompanhava e passar a montaria para algum cavaleiro experiente que tinham levado junto.
 
Eu e meu primo conseguimos completar o percurso na íntegra, mas confesso que somente porque na época estávamos na casa dos dezessete anos e acostumados a andar a cavalo com freqüência. Acabei passando por um sufoco um pouco maior porque no segundo dia o cavalo da frente me acertou um coice que quase quebrou minha perna esquerda, deixando como herança um grande ematoma e fortes dores por muito tempo.
 
Apesar de haver um planejamento, a organização não era lá estas coisas, pois várias vezes ao parar para dormir não conseguíamos vaga em hotéis, pousadas e tínhamos que recorrer a barracas, cada um por conta própria... certa vez acabamos dormindo praticamente ao relento, num chão de saibro (pedra) embaixo de um caminhão.
 
Nestas paradas ocorrem eventos de recepção organizados pelas respectivas cidades litorâneas, como churrascos, bailes e claro que muita bebedeira também. Não era raro ver alguns bate bocas exaltados por motivos bobos, mas vi alguns engraçados também, como o que relato abaixo:
 
Estava no banheiro mijando em um grande mictório, próximo estava um homem de uns quarenta anos completamente “pilchado” (com roupas típicas), de longe se via o estado de completa embriaguês do vivente. Logo em seguida entra um senhor de uns sessenta anos, sóbrio e com ar de poucos amigos, assim que o mais velho tira o pinto para fora o outro tasca aos gritos:
 
- Mas bah.. tchê.... mas que pinto pequeno.. isto é “guasca” que se apresente gaudério?
 
- É porque tu não viste duro... – disse o mais velho inicialmente levando na brincadeira.
 
- Mas que nada tchê... isso é tão pequeno que mole ou duro fica do mesmo tamanho!!
 
Pronto, agora o velho tinha ficado muito exaltado e falou gritando:
 
- O quê? Bêbado vagabundo filho da puta sem educação... Se tu não pedir desculpa eu vou endurecer o pau e comer este teu rabo de bêbado.. aí tu vai ver se tenho pau pequeno quando acordar com o cú todo doído....
 
Ao que o outro fez uma cara de deboche e com a calma característica dos bêbados que não tem noção do perigo respondeu:
 
- POIS SE QUISER PODE ENFIAR NO MEU RABO... POIS COM UMA MICHARIA DESSAS NO CÚ EU AINDA PEIDO PELOS LADOS !!!
 
 
 
PARA LER MAIS HISTÓRIAS COMO ESTA ACESSE: www.cesarfonseca.recantodasletras.com.br