O PÓ DELA

Em Cafundós tem de um tudo, só falta é quem faça a divulgação. Um primo meu, sujeito que desde criança mostrou ser um grande comerciante, logo procurou o emprego no armazém central e aperfeiçoou seus dotes mercantilistas. Com a morte do pai pegou seu naco da herança e abriu o próprio negócio. Sujeitinho experimentado na arte da propaganda, haja vista que, nos Cafundós não se conhece o tal marketing. Por ocasião da inauguração do estabelecimento ele colocou uma faixa na estrada loja com os dizeres: Aqui tem de um tudo, caso o produto esteja em falta no estoque, anotaremos seu pedido e garantiremos a entrega em sete dias, se a sua necessidade não for atendida dentro prazo indicado, pagaremos em espécie o dobro do valor do pedido. Manezim, matuto que de besta só carrega o nome, de férias na terrinha, já mora no Rio de Janeiro deu Zé Carioca: - Vendeião, você tem o pó dela? O vendeião consultou o estoque certificando-se da falta do produto. – Nobre freguês, no momento o produto estar em falta, mais lhe asseguro que farei novo pedido ao fornecedor no sul maravilha e no próximo domingo lhe entregaremos a mercadoria. Meu primo que nas veias corre o sangue da malandragem ao chegar em casa, defecou uma certa quantidade colocando as fezes para secar. Estancada a umidade dos excrementos, moeu, peneirou transformando-os em pó. Embalou a massa num pote de cosmético levando-a para o bazar. No prazo acertado o freguês foi apanhar a mercadoria, antes, porém de fazer o pagamento, como também, na esperança de ganhar o prêmio oferecido pela loja, procedeu a conferencia do produto. Abriu a embalagem colocou um pouco da massa na palma da mão e aspirou. Meu amigo não te conto, o camarada deu um expiro estrondoso que escorreu água dos olhos, avermelhou e perdeu a fala por um instante, ao tornar do breve passamento incorporou a rispidez e a arrogância na reclamação : - Seu vendeião de uma figa, você quer me vender merda? - Não senhor! Respondeu o dono da venda. Estou apenas atendendo o seu pedido. Não lhe entreguei a ‘Merda’ e sim, o ‘Pó Dela’ como o senhor pediu.