Cara de Concha – Stand-Up

Há muitas maneiras de se tornar um Cara de Concha e a primeira delas é nascendo com tendências ingênuas imutáveis. Ele é facilmente identificável. Aquele cara que vê uma pessoa pobre e logo diz: Não gosta de trabalhar. Vagabundo. O Cara de Concha não tem meias medidas, nem meias verdades. Para ele drogado é todo aquele que ainda não trocou a moral infantil do Cara de Concha por um tratamento adequado do tipo: choque elétrico de delegado, cadeia infecta, pau-de-arara, esses corretivos banais.

A primeira coisa que um Cara de Concha diz quando vê um tabuleiro de xadrez, sem saber diferenciar o peão da dama é: os grandes jogadores de xadrez são aqueles que pensam oitenta lances na frente a cada lance. A pior das lendas é para ele uma verdade absoluta.

Não há como ver claramente a alma do Cara de Concha porque ele sempre está oculto nas entrelinhas. Para ele a economia vai mal porque faltam jogos olímpicos todos os anos. A juventude está perdida porque não pratica esportes. Ele detesta fumar, adora carros e a poluição da rua não diz nada para ele. Ele fica puto da cara mesmo com o fumante no meio da poluição.

Outro dia encontrei um Cara de Concha de primeira grandeza. Ele pegou secamente o meu braço e disse: o teu stand-up poderia melhor se você contracenasse com outros comediantes ao mesmo tempo. É mole?

Quanto à vida ser lógica isso é besteira. A vida precisa de duas coisas apenas: Sorte e fé. Sem esses ingredientes um bom homem vive endividado acreditando na loteria divina. Mas agora o que ele gosta mesmo é de assistir ao noticiário quando pegam no pé dos drogados. O Cara de Concha reza a cartilha da televisão porque nunca pensou por si só um só momento da sua vida.

O Cara de Concha nunca se drogou. Nem com café. Ele não tem noção do que seja droga e para ele os drogados devem se ferrar e ele garante que as pessoas fazem isso para serem tristes. Até o Papa é uma droga porque bebe aquele vinho miserável. Aceitação de drogadicção é um fator cultural. Índio por exemplo, não é Cara de Concha porque se droga em família. Só precisa de clínica para dependentes quando tira CPF, começa a pagar imposto, reconhece firma, usa jeans.

O que um Cara de Concha sonha para o mundo? Sonha esmagar a população com suas próprias ideias, ideias que julga ser de alta isenção: Deus é o cara, o resto não presta. A Tradição, Família e Propriedade arruinou o país com uma única passeata monstruosa e graças a esse encontro de certinhos toda a população ganhou de graça mais de vinte anos de ditadura. O Cara de Concha tava lá com bandeirinha. Que maravilha espiritual de valor histórico! Para ser um Cara de Concha de fato é preciso acreditar em Deus até perder a razão. Aí vem a psiquiatria e droga o CVara de Concha até ele ver Jesus num painel da coca-cola.

Cara de Concha mesmo dorme com uma gata e sai contando: cara, ela faz coisas de prostituta, precisas ver... Como se todo mundo não nascesse dessas coisas que precisamos ver. Cara de Concha não urina, não defeca e é quase ser sagrado porque ser sagrado que é sagrado mesmo jamais faz nada disso.

Por fim o cara de Concha acredita que tudo o que ele faz é fruto da sua insuspeita natureza legal. Um amigo lhe disse que Deus não existia e ele para provar que era politicamente correto sovou o sujeito deixando-o tetraplégico. O Cara de Concha saiu zombando do coitado repetindo: viu como eu consigo caminhar para frente e para trás? É porque tenho Deus no coração.

Deus existe e até criou o fim do mundo. O fim do mundo diário dos pobres e infelizes da economia global. Declaro de antemão que Adão foi o primeiro Cara de Concha famoso. Exilado de seu hotel cinco estrelas. Acreditem porque somente um Cara de Concha pode acreditar em tudo que as mulheres desejam.

- Olha, Adão, come esta maçã envenenada que a cobra me deu porque preciso perder o paraíso e a virgindade. Ele prontamente responde: Está bem, vou ficar só com a maçã.

Certa vez conversei com um tipo assim numa loja de antiguidades. Ele reforçou com veemência ríspida de que o Novo Testamento continua novinho em folha. Tirou do casaco um livro novinho adquirido há poucas horas na livraria.

Cara de concha nota mil acredita em tudo. Tudo o que um rostinho bonito é capaz de lhe dizer. Tudo vindo da beleza soa como redenção. Noticiário então... É fonte de abastecimento. Ele acredita em tudo, sem a menor reflexão. Quando ouviu falar que o nazareno era um cara de pele escura graças à presença do deserto na pele sobrenatural arrebentou de rir. Pô! Então ele nunca foi pra faculdade naquela época porque não tinha política de cotas.

*******************

Tércio Ricardo Kneip
Enviado por Tércio Ricardo Kneip em 10/05/2012
Reeditado em 10/05/2012
Código do texto: T3660525
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.