AUSÊNCIA AO TRABALHO

Há gente que não gosta de trabalhar mesmo. Essa estuda e passa em concurso público, estão, começa a esperteza. Sempre dá um jeitinho de faltar ao trabalho e ter a ausência abonada. Mas, nem tudo é moleza, existe chefe severo e vigilante. Você talvez nem acredite, um barnabé meu colega, acostumado ludibriar o chefe com desculpas esfarrapadas justificando suas ausências, encontrou-se numa sinuca de bico e, sem argumentos, entrou com um requerimento solicitando o abono da falta. ILUSTRÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA EMPRESA.......................... Eu, fulano..., brasileiro, casado, lotado na Diretoria de Fluxos e Saneamento de Áreas e localizado provisoriamente na Diretoria de Limpeza de Vias Publicas dessa instituição, vem, perante a V. Sª., com súpero acatamento, expor e requerer o seguinte: Em data de primeiro do transfluente mês, o SUPLICANTE, foi compelido a faltar ao expediente. Ocorrência que tal deveu-se à prestação de assistência a sua mulher, gestante de sete meses, acometida de súbito mal gástrico, culumado com problema de ordem emocional, próprio de seu estado. Por não dispor de outra pessoa que ficasse assistindo sua mulher, telefonou para o seu chefe imediato, o qual, por não se encontrar naquele ensejo, foi à ocorrência transmitida ao colega sicrano. Bem se está a ver que o sacrifício do expediente razão por que, espera de V. Sª. dentro dos critérios de justiça com que sempre pautou sua gestão à frente dessa Casa, haja por bem deferir o ABONO da recitada falta, no dia comentado. Meu irmão, o requerimento bateu na mesa da autoridade. O homem sofreu um ataque de raiva, mordeu o cigarro queimando os lábios com a brasa, não deu outra. Sapecou uma canetada com o seguinte despacho: Não previsto no regulamento de pessoal o acompanhamento da mulher com essa finalidade. - Anote a falta na ficha funcional do requerente e proceda aos descontos pecuniários à ausência, como também, descontar o pagamento do repouso final de semana.