Pleonasmo

(Verificabilidade)

Conheço um tipo de aversão súbita ao pleonasmo de modo que subir para cima é abominável. Descer para baixo, insuportável. Não raro esse observador de senso apurado manifesta também certa preocupação quanto ao emprego exagerado do óbvio. O que às vezes é muito ótimo. Ora, se o pleonasmo é vicioso merece tratamento.

Percebemos um fator diferencial: enquanto figura de linguagem o pleonasmo é uma maravilha! Para mim estudioso das rugas do tempo e das andorinhas, ficou sendo coisa sem sentido. Nasci, cresci e fiquei forte. Só há pouco tempo concedi licença para o emprego livre do pleonasmo redundante. Sem ressentimentos. Mesmo aqueles esfarrapados e velhos de tão reclusos.

Tempos imemoriais e a dizer tão vivos do orador para grande contentamento e alacridade: finalmente a abertura inaugural do evento! Emoção pura, salvo o batuque do excesso. Refiro-me ao impacto do critério sobre a aceitação. Sobrava tempo para alimentar do bom sim ante o senão aquela aquiescência maior de tudo.

Confesso devotado amor ao “sentido em si” que hoje me basta. Se o homem pode produzir ilusões como o mel. Fala, voa e cria e recria. As palavras são o mel e o pleonasmo melaço.

Ah! Nem tudo foi assim. Antes adorava perder o precioso tempo corrigindo. Sublinhando o acabamento final desses contornos como erros grosseiros numa espécie de pior perda da substância mental.

Para aceitar o pleonasmo sem fechar o rosto dei adeus ao pedante que morava em minha vida. Há pleonasmos e pleonasmos.

Escuto mil vozes dizendo:

- Então certa aparência exterior da imagem mental é como o fax. Um sair para fora!

Além do fax. Vai além, respondo rápido. . Os espelhos são tantos que a desambiguação fica difícil.

Pleonasmo tem algo de consolo pela unanimidade.

Permitido alento para amanhecer o dia. Seguimos adiante.

Quis a lira, contudo ferir o tímpano na canção desolada, dessas de espantar passarinho. Sem sentido. Sem filosofia na evolução demorada. Adaptado o pedantismo nessa busca pela incansável humildade rara. O pleonasmo é complexo e a critério pessoal. Depois embarcar no avião é diferente. Envolve catacrese. No crítico ferino e equivocado a ilusão de coisa certa se parte em dez mil pedaços. Cacos de pleonasmo louco, pois a lista é grande e demorada.

Livre de preconceito se vive melhor a liberdade para o caminho reto. Com um pouco de sensibilidade sublinhamos a lista. Quem nunca esbarrou num pleonasmo fácil que desça um degrau a menos na árvore das possibilidades.