O jOgO dAs LeTrAs, o escritor amador X o profissional.

O jOgO dAs LeTrAs

O escritor amador, contra o profissional.

A princípio os times são organizados por um latim e um grego, que mostram que os prefixos devem atuar mais na retaguarda e os sufixos mais nas finalizações, fazendo a preparação física, do corpo das palavras, trabalhando a morfologia, que é o estudo da estrutura ,da formação,da flexão,para termos uma boa atuação na gramática.

O escritor/jogador amador, joga com a emoção na ponta da caneta, sem muito conhecimento das normas cultas.É um autodidata.

Já o escritor/jogador profissional, joga com as letras dando dribles desconcertantes, sabe usar a pontuação certa, usando e abusando das paradinhas.

Esse escritor/profissional, dá o toque inicial de saída tradicional e começa a jogar com as letras.Escrevendo a sua história.

Era uma vez e logo chama a ¨, ¨ vírgula, passa por algumas outras letras já dizendo como será a jogada, o nome da história.E joga outra ¨, ¨ vírgula, sendo explicativa, é a jogada inicial.

Daí pra frente o escritor começa a criar enfeitar a jogada, sai costurando as letras com o objetivo de fazer um gol no leitor, que está de olho nas letras.

O escritor então passa a bola para o ¨~ ¨ til, que toca por cima do ¨ao¨ e joga no alto para as ¨¨¨ aspas da ponta esquerda, que é por onde começa o pensamento, que enfia rasteiro pelo meio,onde está o ¨- ¨ hífem, que entra numa dividida em uma jogada limpa sem ofender as letras. Até que o ¨u¨ derruba a ¨.. ¨ trema, sem bola, mas o escritor não sente a falta, pois o ü¨ se coloca tranguilo sem a trema, entre as letras. Para acalmar, dar um fôlego, a bola é repassada para a ¨,¨ vírgula que cadencia o jogo e tabela com o escritor, que entra na meia lua da grande área e dá um lençol no avô.Passa pelo ¨g¨ ,passa pelo ¨o¨ pelo ¨l¨ e completa chutando pra o leitor. E a galera vendo o escritor escrevendo entre letras, se emociona e acrescenta a ¨!¨ exclamação e grita: é gol!

O jogo ia sendo reiniciado quando a bola é tocada, para o ponto parágrafo, que dá fim ao primeiro tempo.

E em sua cabine o comentarista que está lendo toda a jogada diz: ... vou acabar de ver este jogo depois eu comento. rsrsrss .

E lá se foram todos para o vestiário. E lá no dicionário, reviram suas posições literalmente, junto ao técnico Aurélio.

Os dois escritores estudavam, que letra usar, no momento certo, para chegarem mais fácil ao fundo do leitor.

O escritor/amador que estava em desvantagem, resolve escrever/jogar, de acordo com a sua cultura adquirida, sendo literário, fazendo o seu ¨b a bá¨.

Reúne seu time no meio de campo e diz: se mantermos a comunicação entre nós, seremos compreensíveis e chegaremos ao nosso objetivo. Sozinhos seremos vistos apenas como letras isoladas,sem nexo, um ponto no espaço. Juntos, temos força de expressão. Portanto se eu me perder, vou dar uma parada. E para isso preciso de um ponto perto de mim. E você vírgula, vou precisar muito de você, para pequenas pausas. Vou colocar na nossa defesa, dois laterais , ¨( )¨ os parênteses , para interromper o fluxo da frase.E na ponta direita imagino a reticências correndo em cima da linha, até o fundo. Deixo o ¨bis¨ no banco de reserva, caso tudo corra bem, ele será chamado.

Com o início do segundo tempo, entra em campo a gramática novamente, com suas letras e pontuações, cabendo o reinício do jogo agora ao escritor amador.

Ele toca de letra pra ¨:¨ dois-pontos, que faz uma citação e lança pra o ¨ i ¨ , na ponta esquerda que domina a bola na cabeça, corre até a linha de fundo e pinga a bola na área. O escritor/amador domina no peito com emoção, passa pelo esforço e com um toque e mistério, engana o leitor e coloca com simplicidade no outro canto, suas letras, balançando as redes do leitor.

E a torcida exclamou: que que foi isso!!? Foi um suspense.

Na cabeça da torcida, estava o bis e começaram a gritar com emoção: queremos ¨bis¨ queremos ¨bis¨...

O escritor/amador chamou ¨: ¨ dois pontos e disse:

REPETIR É NÃO TER CAPACIDADE

MELHOR TER, CRIATIVIDADE.

E tocou a bola para o meio da circunferência, onde se encontra com o ponto final. E deixou ali a sua caneta.

Ass: o baloeiro.

Técnico Aurélio passando 11 informações:

Literário - espécie de cultura adquirida pelo estudo ou leitura.

Parênteses - numa sentença,inserção de uma unidade verbal, que interrompe o fluxo da frase.

Gramática - é a arte de falar e de escrever bem uma língua.

Morfologia - é a parte da gramática que estuda a estrutura, formação,flexão e classificação das palavras.

Autodidata - que ou quem aprendeu ou aprende por si, sem auxílio de professores.

Dois-pontos - sinal de pontuação, expressão que destaca o que se vai dizer em seguida.

Parêntese - numa sentença, a inserção de uma unidade verbal que interrompe o fluxo da frase.

Aspas - sinais de pontuação. As que têm a forma de vírgulas colocadas ao alto, sendo invertidas as que abrem a citação.

Reticências - série de três pontos ou mais pontos que, que num texto indicam, interrupção do pensamento ( por ficar em regra subentendido o que não foi dito) ou omissão intencional de coisa que se devia ou podia dizer.

Amador - diz-se daquele que se dedica a uma arte ou ofício por prazer .Aquele que entende superficialmente de alguma coisa.

Profissional - pessoa que exerce uma atividade por profissão ou ofício.

Maiacambuci
Enviado por Maiacambuci em 25/03/2011
Reeditado em 25/03/2011
Código do texto: T2869984