Curiosidades Sobre o Nosso Famoso Sabonete.......*

Curiosidades sobre nosso famoso sabonete de banho.

Hoje para podermos nos prevenir do Corona vírus temos um aliado famoso , o nosso sabonete.

Para explicar esse fato cito esse pequeno texto  “ Sayandip Mukherjee, um Virologista e Cientista Pesquisador Sênior da Unilever P&D Bangalore, explica: “Alguns germes têm uma capa protetora externa composta por duas camadas de moléculas de gordura. O sabonete pode ajudar a remover essa capa protetora externa, prendendo e eliminando esses germes, juntamente com outros óleos e resíduos presentes em nossas mãos. Agora, para o sabonete fazer tudo isso, lembre-se de que devemos lavar as mãos por pelo menos 20 segundos”.

“Estudos da OMS mostraram que, ao lavar as mãos adequadamente com água e sabonete, podemos reduzir em 50% as doenças relacionadas ao estômago, e as doenças respiratórias - como o resfriado e a gripe comum - em um terço.”

Tudo bem, acho que você já está cansado de falar sobre Covid-19, e muitas vezes temos que fazer um processo de desligamento nos atendo à leitura que nos despertam o bem estar, não é?

Por isso eu mesma fiquei curiosa sobre o nosso famoso sabonete, tão usado nos banhos:

• Você sabia que os sabonetes ralados ou a sobra dos restos de sabonete podem ser usados para produzir sachês perfumados para deixar nos carros ou mesmo em gavetas ainda mais nessa época de inverno onde ficamos com o ambiente úmido e cheiro de mofo em casa?

• Uma outra curiosidade da história é que os sabonetes surgiram da fabricação do sabão primeiramente mas com outro objetivo. Leia o texto a seguir: “A origem do sabão não é precisamente conhecida, mas o primeiro uso documentado do sabão não foi para higiene pessoal mas sim para a limpeza e processamento de couro de animais e lã de ovelhas. A prática de fabricação de sabão pode ser encontrado em tábuas de argila dos antigos sumérios por volta de 2500 A.C. (Antes da era cristã).”

• “Foi só no século XIX, mais precisamente em 1879, que desenvolveram um sabão perfumado: o sabonete. A partir do século XIX, devido à produção em larga escala, o custo do sabonete caiu, o que permitiu a massificação de seu uso e o tornou um dos principais elementos de higiene pessoal.”

• Investigando o passado sobre a história do sabão é possível perceber que a prática de banho ou higiene corporal não era um hábito diário como nos dias atuais e como também não mudou em algumas outras culturas fora do Brasil. Vale a pena pesquisar , e como professora deixo para você, aluno ou curioso da cultura e processo histórico como o banho ou higiene pessoal podem ser diferenciados conhecendo as culturas de outros povos.

• Em alguns documentários é possível também notar que o banho era uma prática em que somente pessoas de classes abastadas podiam ter essa regalia, vocês podem perceber isso através de filmes que citam a arquitetura da Roma antiga, dos reis e dos escravos no preparo dos banhos.

• Até que o sabonete se tornasse um aliado famoso que está sempre na lista de compras nos supermercados, ele foi se incorporando sob diversas formas, e como citei anteriormente com a produção primeiro do sabão rústico, que pelo que li era bem pesado.

--->Uma outra curiosidade é de que o sabão começou a se tornar importante devido ao seu papel no combate e tratamento de doenças, Leia o texto a seguir : “O uso medicinal dos sabões nos remete aos registros nos quais são mencionadas suas propriedades medicinais e de limpeza. Alguns estudiosos usaram sabão para tentar solucionar diversos problemas de pele, incluindo a escabiose, a psoríese, a tinea, o versicolor e a herpes tonsurans. Na Europa, no século XIX, foram descritos tratamentos com o uso do sabonete de versicolor da acne vulgar e da micose. E nos Estados Unidos, experimentaram tratar a acne com um sabão fino, feito de azeite de oliva e soda cáustica.

Na época de Napoleão, na Europa, o banho ainda não era um costume corrente e as pessoas não o praticavam. Nos tempos elisabetanos, o banho era um evento anual, felizmente, com a mudança das gerações, este hábito tornou-se diário, mostrando-se útil à remoção de microorganismos da pele, reduzindo, desta forma, o risco de infecções na mesma.”

E com isso temos o surgimento do nosso famoso sabonete devido à sua importância antes de tudo como medida de higiene e saúde. Contudo os sabonetes antigos eram muito pesados, o sabonete atual de hoje é mais leve, os antigos chegavam a afundar na água. Veja então no artigo a seguir a história do sabonete da Procter & Gamble - “No final do século XIX, Procter & Gamble, a companhia criada em 1837 por William Procter e James Gamble, estava a ponto de falir.

Durante anos havia liderado a produção e o comércio norte-americano de velas, mas foi então quando algum inventor desconhecido aperfeiçoou a lâmpada incandescente para Thomas Alva Edison e o mercado das velas ficou definitivamente obsoleto.

No entanto, ocorreu que um esquecido empregado de uma pequena fábrica de sabonete da Procter & Gamble em Cincinnati (o sabonete era outro dos produtos fabricados pela companhia, ainda que em menor medida e com escasso sucesso de vendas) esqueceu de desligar o dispositivo de mistura do sabonete, e as pás seguiram batendo a mistura até que ela ficou espumosa.

Depois que o estropício levou a esperada bronca do chefe, o destino daquele lote de sabonete ia ser o lixo, já que não servia para nada. Mas Harley T. Procter, filho de um dos fundadores decidiu reaproveitar aquela mistura em outras bateladas de mistura de sabonete. O resultado foi espantoso… o sabonete resultante flutuava!

Procter lembrou que naquele tempo muitas pessoas tomavam banho nos rios e perdiam o sabonete porque ele afundava na água… mas com o novo sabonete flutuante não ocorreria isso. Por isso decidiram fazer o famoso sabonete usando o slogan “It Floats!” que se espalharam pelos anúncios em revistas.

Logo as vendas começaram a multiplicar-se por todo o país, chegando a ser durante muitos anos o principal produto da companhia. Este sabonete, mais conhecido como Ivory, continua sendo comercializado até hoje pela multinacional.

A casualidade e, sobretudo, a criatividade de Harley Procter, deram a volta em uma complicada situação e transformaram um problema em uma autêntica mina de ouro.”

Como sou uma pessoa curiosa, talvez não seja coincidência estar atuando na área de Cultura e Educação. Acho que sou uma pessoa de sorte.

Atualmente temos muitos hobbies que estão sendo praticados em casa já que há vários tutoriais e cursos oferecidos. O da produção de sabonetes caseiros é um deles.

Há também receitas ou tutoriais para a fabricação de sabonete líquido, sabão líquido para lavar roupas, desinfetantes, talvez você mesmo deve ter percebido que há muitas pessoas vendendo água sanitária produzida de forma caseira para aumentar o orçamento doméstico pois no Brasil não temos um ganho saláriaç relevante por parte de várias classes. Se você é criança ou adolescente, e que também tem dificuldades motoras não comece a prática desses hobbies sem a supervisão de um responsável.

Uma outra coisa que sempre deixei evidenciado quando recebia os alunos nas visitas ao museu e nas minhas aulas de teatro é de que eles estão fazendo parte da trajetória histórica de sua região ou até mesmo o Brasil afora, de que eles precisam ter essa noção. Veja todos os inventos, os vídeo-games, os sites, o famoso whatsapp. Já se parou para perguntar como tudo isso ocorreu? Tudo é parte de um contexto histórico, isso é fato. E desde sempre, digo à você que ainda tem um sonho, de que você ainda pode realizá-lo mesmo sendo uma pessoa que se considera velha. Você irá escutar um monte de Nãos pela frente, Não é possível, não faça isso, é muito difícil, etc... mas veja bem. Ninguém realiza um sonho de forma fácil. É claro que há pessoas que têm a sorte por serem parte de uma classe com um poder aquisitivo maior e mais acesso à internet, ao conhecimento e fórmulas.

Mas eu percebi trabalhando com meus alunos de teatro de como as crianças mais humildes têm uma consciência de sua realidade, e por isso elas estão sempre em busca de caminhos para poder dar um jeito de dar conta de estudar e fazerem seu dever de casa. Vejo a criatividade aguçada e por isso o interesse evidente. Eu gostaria de dizer para estas crianças que continuem a acreditar que os seus dons são imensamente úteis e seus sonhos poderão ser realizados, basta acreditar e não dar ouvidos aos vários nãos que irão escutar pelo caminho. Sonhos são possíveis. E peço com carinho aos pais dessas crianças que as incentive e as elogie sempre em suas lutas.

Bem, eu estava falando de sabonete, olhe só, quem sabe você, meu querido leitor não pode aperfeiçoar a fórmula do sabonete atual ou de um outro produto usado em larga escala. Estamos numa fase onde o mundo está tendo de se reinventar. Coloque sua curiosidade em prática, leia o que puder, vá até uma biblioteca, leia até bulas de remédios, risos, eu fazia isso. Risos. Ler é um processo imenso de aprendizado. Aprender nunca é demais. E com o aprendizado todo sonho é possível de ser realizado.

Meu carinho para você sempre e sejamos luzes nesse mundo sempre !

Porto Mendes, 19 de Junho de 2020.

Dedico este artigo à minha amiga Regina Sassaki que está fazendo aniversário hoje 19/06/2019. Você faz parte da minha história.

Link para pesquisa ---

https://www.portalsaofrancisco.com.br/historia-geral/historia-do-sabonete

 https://www.unilever.com.br/news/news-and-features/2020/why-handwashing-with-soap-helps-reduce-the-spread-of-covid-19.html

YOSHIE FURUKAWA
Enviado por YOSHIE FURUKAWA em 19/06/2020
Código do texto: T6981519
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.