Poeira vermelha

Eu queria muito fazer uma música diferente, com toque "Andino", e me desafiar para sentir se havia evoluído, e sair do convencional. Daí para as patas do cavalo , e o compasso formando o passo do animal, foi um pulo.

Mesmo pessoas que não gostam do que faço, gostaram desta canção, se bem que nunca levo a tão a sério opiniões contrárias, pois componho o que eu gosto, aqui busquei a superação, e acredito que todo autor compõe para sí próprio , e como disse "John Lennon" ; "Eliminamos inúmeros trabalhos na lata do lixo, coisas que talvez agradessem a outras pessoas , mas não a mim ".

A coisa do sertão , do matuto, das poucas palavras e dos tantos "saberes", o silêncio entre olhares e tempos de espera, a comunicação muda tão habitual nesses ambientes, o som da natureza a noite, o descampado do mato aberto em picada, e... a poeira vermelha, elementos rústicos que formaram a atmosfera do meu canto.

Por mais estranho que pareça, a melodia me faz lembrar os antigos festivais da Record, nos anos 60, o som de Vandré, Edú Lobo, Chico, Brandt, Nascimento, e outros, numa mistura com as músicas andinas que ouvia em casa, com os meus pais, e que aprendi a gostar, coisas de Violeta Parra, Victor Jara, Amparo, Mercedes Sosa, e por aí vai...e acho que os meus pais gostariam de tê-la ouvido.

Havia selecionado várias palavras que poderiam entrar na letra, e depois escolhi algumas, um " laboratório " que as vezes se faz, e busquei posteriormente as rimas, e os encaixes na rítmica ; "tenda- cantil- pirão- bicho- sabão- caneca- lamparina- carne de sol ..."

O Dan que me ajuda a arranjar e que toca comigo no CD, teve uma certa dificuldade em pegar o que eu queria , e em suas primeiras tentativas , eu acabei rindo ,lhe dizendo que parecia mais " Poeira azul", pois se parecia mais com um rock, e a intenção não era essa, então a toquei ao violão, com a batida que havia criado no jeito chileno, e a coisa andou bem melhor, na verdade o arranjo da gravação é meu também, ele acompanhou magistralmente fazendo o solo, e a gravação ficou bonita. A minha esposa ajudou no "backing" , que ficou ótimo. Esta é a minha música do continente americano, é a minha prenda, e o agradecimento a argentina "Mercedes Sosa", a maior cantora latino americana que já ouvi.

Datada de 07 de janeiro de 2007.

" Só tenho uma porteira

Não precisa bater

Um cavalo e um cachorro

Não precisa temer

A poeira vermelha

acentando no chão

Patas pisando na relva

Passando no estradão ( 2x)

O segredo consiste

No saber entender

Um olhar e um silêncio

Bastam para saber

A poeira vermelha

Acentando no chão

Patas pisando na relva

Cruzando na escuridão ( 2x)

Carne de sol na sacola

E um pedacinho de pão

Carabina nos ombros

Lamparina e sabão

A poeira vermelha

Acentando no chão

Patas pisando na relva

Compassos do coração" (2x)

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 13/08/2014
Código do texto: T4920686
Classificação de conteúdo: seguro