Valsinha ( Vinicius de Moraes).

"Valsinha " é uma letra do querido "Poetinha "; "Vinícius de Moraes" , que "Chico Buarque de Holanda" musicou com semelhante inspiração, transformando essa bela canção , numa das melhores parcerias da MPB, uma verdadeira pérola.

" Um dia ele chegou tão diferente

Do seu jeito de sempre chegar,

Olhou-a de um jeito muito mais quente

Do que sempre costumava olhar

E não maldisse a vida

Tanto quanto era o seu jeito de sempre falar

E nem deixou-a só num canto,

Pro seu grande espanto ,convidou-a pra rodar...

E então ela se fez bonita

Como há muito tempo não queria ousar

Com seu vestido decotado

Cheirando a guardado de tanto esperar

Depois os dois deram-se os braços

Como há muito tempo não se usava dar

E cheios de ternura e graça

Foram para praça, e começaram a se abraçar...

E ali dançaram tanta dança

Que a vizinhança toda despertou

E foi tanta felicidade que toda cidade se iluminou

E foram tantos beijos loucos,

Tantos gritos roucos, como não se ouvia mais...

Que o mundo compreendeu,

E o dia amanheceu, em paz... "

Esta canção me emociona sempre que a ouço, ela é de um lirismo e de uma sensibilidade a toda prova, despe o homem de suas falsas bagagens, as que a vida lhes impõe e as que ele pega por desordem.

A riqueza da poesia de Vinicius é latente, em cada frase, em cada rima, que são ótimas , só de quem sabe muito ! Rimar "louco" com "rouco"; o desabafo ," rodar " com "ousar" ; a ação com a coragem...

O que mais me chama a atenção nesta poesia é a comparação do antes e do depois, que se desenvolve até o final;

"...Chegou tão diferente do seu jeito de sempre chegar"

"...Olhou-a dum jeito mais quente, do que sempre costumava olhar" .

"...Não maldisse a vida,tanto quanto era o seu jeito de sempre falar".

A parte lírica ,todavia, é o melhor da obra no meu entendimento, quando o homem desperta para a vida, rompe suas amarras, percebe quem está ao seu lado, lhe dá valor , e também se dá valor, a reconquista , deixa tudo que é pura aparência da sociedade , rasga todas as idiossincrasias, e vê ...somente o que merece ser visto, e valoriza o que está realmente ao seu lado, o que não é mentira, não é ilusão...a que espera calada, a cada dia que amanhece !

O que é material já não importa, só o que tem valor, é a vida na essência, a que desprezamos incoscientemente todos os dias, movidos pelos tantos problemas, a que nos venda os olhos , e nos tira o fôlego a cada dia, enquanto o tempo passa voando, repetindo a mesma ladainha pachorrenta, que nos impulsiona para um nada .

Damos satisfação demais ao meio, a sociedade, ao sistema como um todo, e estamos nos massificando lentamente. O homem é na verdade dono do todo, é dono do seu arbítrio, de sua vontades ...e quando abre os olhos de verdade, é maravilhoso !

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 04/03/2015
Reeditado em 04/03/2015
Código do texto: T5158106
Classificação de conteúdo: seguro