Felicidade e Missão

Por Rosangela Brunet

Sua profissão não é aquilo que traz para casa o seu salário. Sua profissão é aquilo que foi colocado na Terra para você fazer com tal paixão e tal intensidade que se torna chamamento espiritual."

(Vincent Van Gogh)

Hoje estava refletindo sobre minha espantosa existência neste mundo. Lembrei de quando estava me preparando para ministrar uma palestra sobre Ética.No meio de muitas descobertas fascinantes, fiquei convencida de que ética só poderia ser entendida em sua plenitude se fosse exercida com legitimidade através do amor e da aceitação do exercício de nossa missão de vida.

Comecei a me aprofundar neste tema como uma forasteira em terra perigosa e desconhecida,mas certa do meu destino. Comecei a me aprofundar neste tema como um forasteiro em terra perigosa e desconhecida,mas certa do meu destino.

Lembrei de um trecho de um livro que li de Mike Murdock onde ele dizia que quando estamos no centro de nosso chamado(vocação),exercendo nossa verdadeira função de existir neste planeta,então todas as coisas florescem.

O professor Renato Dias Martino há pouco tempo, escreveu em seu livro, contribuindo de forma consistente para consolidar minha ideia Ele disse: “ Se você não conhece sua vocação,ou a conhece e não a exerce, nega sua própria existência”

Então lembrei da parábola dos talentos e relacionei-as com minha atual forma de vida, e descobri que tudo faz sentido se você vive com uma missão. Quando falo de missão não me refiro algum sacerdócio como o de Madre Tereza de Calcutá, ou Jesus Cristo, ou morrer numa fogueira na inquisição.Não, nada disso. Falo de ter total consciência de sua existência na terra..Algo como chegar no fim da vida e dizer: “combati o bom combate e guardei a fé”.

Esta é uma frase do apóstolo Paulo quando já estava sabendo que seus dia estariam terminando na terra .Ele tinha seu chamado bem claro em sua mente, e o cumpriu até o fim.Ele teria ficado cego ao cair do cavalo quando viu a grande Luz, que revelou seu chamado.

"o pêndulo da mente se alterna entre perceber e não-perceber, e não entre certo e errado.Por isso," algumas vezes, o melhor jeito de convencer alguém é deixar que ele siga seu caminho" CarlGustav Jung

Eu interpretaria esta queda de Paulo como uma mudança de estado perceptivo, onde ele não teria mais a mesma perspectiva e sua cegueira temporária deu a ele a sensação de impotência, o que o tornou mais humilde levando a uma metanoia-expansão de consciência.

Paulo de Tarso era cheio de títulos e viera de um berço nobre, e ironicamente exercia uma função que o levava a matar cristãos de uma forma muito cruel.Um clássico exemplo de um equívoco existencial,pois o mesmo o fazia com fervor e fidelidade ideológica.Este fato poderia me render outro texto,pois me faz lembrar de quantas guerras civis,miliares e frias estão sendo travadas por "fidelidade "ideológica,sem dizer na ganância e busca de poder. Mas esta é uma discussão.Isso me faz pensar que “nada sabemos”.

A queda de cavalo de Paulo de Tarso me lembrou aquela frase de Nietzsche "É preciso vivenciar o caos pra fazer nascer uma estrela"

Acredito numa existência centrada numa missão refém de um chamado maior, com um sentido de servir o outro e não apenas existir para mim mesma.E, esta mensagem ecoou dentro de mim como um rufar de um tambor em um ritual de celebração de nascimento- Uma existência maior,rompendo barreiras, ruindo enganos,libertando coragens, afastando meus medos e me despedindo de “alguém que já não fui”

Foi um momento de sobriedade ,liberdade e esperança,mas agora responsável pelo que virá, pelo que sei e pelo descobri ser.Foi libertador ,mas também foi um chamado para crescer e neste ritual não há mais volta,nem atalhos,nem desculpas.Não sou mais inocente. Agora ou eu celebro com os tambores ou deixo de “existir”

Entendi o que Van Gogh queria dizer quando escreveu a frase "Sua profissão não é aquilo que traz para casa o seu salário. Sua profissão é aquilo que foi colocado na Terra para você fazer com tal paixão e tal intensidade que se torna chamamento espiritual."

A felicidade esta muito relacionada a esta missão. E, é preciso muita coragem,ousadia,determinação,desapego e autoconfiança para ousar ser feliz . A vida necessita de verdade, de conhecimento e amor para sobreviver. E essa busca não cessa enquanto estamos aqui. Conhecer a verdade exige insistência, desprendimento e amor.

O amor esta ligado ao relacionamento com o outro. Este processo demanda uma rede de energia e criatividade. E, em um mundo onde o que énormal e convencional são modelos mais aceitáveis não sobra lugar para o novo.A humanidade esta agonizando. A vida se tornou um jogo de dados sem regras e nem sanções. Pra sobreviver ninguém mais recorre a modelos.Há uma escassez de notas muscais em nossa canções que cantamos. Os instrumentos estão sendo fabricados com uma nota só. E quem não sabe tocar fica de fora.

"A felicidade é um jeito de viver. Não curta somente a calmaria, aproveite a tempestade. Tudo enriquece a vida." Roberto Shinyashiki

Muitos buscam satisfação no sucesso, na realização profissional ou até naquela velha história do amor correspondido. Mas a alegria que venho experienciando tem a ver com a simplicidade da vida,com as surpresa dos pequenos momentos que não voltam mais, e justamente por entender isso tenho me enchido de um prazer diário que jamais suportaria uma explicação aqui.

Claro que busco o sucesso, um grande amor e uma realização profissional,mas hoje entendo quando dizem que é no caminho em direção dessa busca é que estão as maiores alegrias. A chegada ,a conquista, a consecução dos objetivos é apenas o último estágio do prazer.É no caminho que escrevemos nossa história; é no campo de batalha que as cicatrizes vão desenhando nossa forma; é no enfrentamento dos obstáculos que ganhamos amigos e descobrimos que quem foi embora não era digno de nós.Podem acreditar : o meio é o lugar mais difícil de se estar,mas é a medida da intensidade de tudo que vamos viver na chegada.Se este fato ainda não foi entendido perdemos o maior tesouro da vida. E o tempo não volta para nos avisar .

O significado da nossa existência se revela no entrelaçar das mãos que nos seguram quando a batalha ficou muito pesada. O conhecimento que precisamos se apresenta na estrada em direção do fim.Sabemos que o fim não trás alegria, ele é apenas uma mola propulsora para outro começo.Por isso olhe para os lados , encha o coração de paz mesmo se você ainda não entendeu o que veio buscar; aceite como presente cada dia que nasceu como a hora que vai decidir sua chegada. Saiba viver sem a ambição do imediato sucesso, da escolha indecisamente urgente.Viva um dia de cada vez.Gaste mais tempo com a pessoa que você ama.Descubra o que a faz feliz. Tente compreender seu coração." A vida só tem um V o resto é Ida".Nada é mais precioso do que investir no amor.O amor esta a nossa disposição.Use sua força para recomeçar sempre que for necessário

Rosângela Brunet
Enviado por Rosângela Brunet em 06/09/2019
Código do texto: T6739100
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.