FELIZ NATAL E ANO NOVO, EM LINGUAJAR GAUDÉRIO

Estimados amigos!

Desejei enviar um cartão alusivo ao Natal com forte criatividade, diferente, intimista, em agradecimento pelas atenções e carinhos que vocês – irmãos escritores e apreciadores da leitura – distinguiram a mim durante todo este ano de 2011, bem como, por cristão, relembrar a historieta bíblica do Jesus Menino e sua importância no século XXI, imbuído do espírito de CONFRATERNIDADE UNIVERSAL. Estava com algumas dificuldades... E eis que me chega às mãos a peça textual que segue abaixo, que é uma interessante alegoria natalina, um verdadeiro e precioso achado coloquial em linguagem regionalista. Fazendo minhas as palavras do especial amigo Mário Góes, seguem a todos os amigos os votos de Natal e de Ano Novo.

FELIZ NATAL E ANO NOVO GAUDÉRIOS

Mas bah tchê! Eis que surge lá do fundão, após se entreverar nas coxilhas, mundo a fora, loco de buenacho, o índio Noel montado em sua charrete, que mais parece um mascate, para celebrar o nascimento do piazito do peito – o gaudério dos Pampas chamado Jesus – filho de Maria, flor de rezadeira, e de Seu José, o carpinteiro loco de bueno... Aos viventes de todas as várzeas e coxilhas um Feliz Natal pra lá de bagual!

E que o Novo Ano siga na mesma têmpera do aço terrunho...

Um quebra-costelas do Joaquim Moncks.

– Do livro SORTILÉGIOS, 2011.

http://www.recantodasletras.com.br/natal/3390649