SENSAÇÃO DE ALMA LAVADA

Precioso confrade Tristão! Fecha-se uma porta, e Deus, pela mão dos homens, abre outra, bonita e bem azeitada. Deus te guarde, irmão!

Bem sabes que recentes situações aqui em Torres me abortaram o nascimento... O vômito é sempre amaro...

Beijos e abraços a ti, que sabias amplamente dos fatos. Por mais que eu agradeça, estes jamais conseguirão traduzir a ponchada de gratidão... Sinto a sensação de alma lavada, batizado pelo Amor.

Nem importa vir a ser escolhido para representar nossa gente de Poesia, basta o estímulo de meus pares...

----- Original Message -----

From: tristao.oleiro

To: joaquimmoncks

Cc: iedacc

Sent: Monday, August 18, 2008 10:47 PM

Subject: Re: Representar CAPORI - Pela indicação do nome de Dr. J. Moncks para Orador e de José Anélio Saraiva a Patrono da Feira do Livro de Pelotas

Querido Irmão, poetamigo JM

Sabes que nada acontece sem ter uma razão. A forte razão da indicação do teu nome para Orador da Feira do Livro em Pelotas 2008 é a de que és um ilustre pelotense que tens exaltado nossa terra aos quatro cantos deste país, e, nada mais justo que prestarmos esta homenagem, merecida, conquistada, a tua pessoa.

A indicação foi nossa, da CBC, mas, a ela se somaram a Academia Sul Brasileira de Letras, o Centro Literário Pelotense, a Casa do Poeta Riograndense, a Academia Literária Gaúcha, o Instituto Nacional Brasileiro Senador Dr. Joaquim Assumpção e ainda buscamos o apoio do Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas.

Veja que somos sete entidades culturais a prestar esta justa e perfeita homenagem ao grande ativista cultural que és e muito nos honra. Vamos esperar para ver a decisão da Câmara Pelotense do Livro que decidirá sobre a escolha dos nomes apresentados à votação. Acreditamos lograr êxito em nosso intento, com certeza, com justiça e com muito prazer.

Abraços e um T.'.F.'.A.'. que o G.'.A.'.D.'.U.'. olhe por ti e por tua família.

Tristão Alencar Pereira Oleiro

Presidente da CBC - Pelotas

De: "Joaquim Moncks" joaquimmoncks@brturbo.com.br

Para: "Ieda Cavalheiro" iedacc@gmail.com

Cópia: "Tristão Alencar Pereira Oleiro" tristao.oleiro@terra.com.br

Data: Mon, 18 Aug 2008 19:17:54 -0300

Assunto: Re: Representar CAPORI - Pela indicação do nome de Dr. J. Moncks para Orador e de José Anélio Saraiva a Patrono da Feira do Livro de Pelotas

Queridos amigos Ieda e Tristão!

Já chorei bastante, em público e privadamente, durante o último fim de semana, fruto da despedida de meu mano Paulo Roberto nesta margem do Rio de Viver... Querem me fazer chorar mais?

De novo a "lágrima" na concepção do padre Antonio Vieira, trazida à colação no evento de reerguimento da Casa Brasileira de Cultura, aí nessa minha santa terrinha, creio que pelo Dr. Henrique Pires, meu bom amigo.

Mas é assim: os amigos são os protetores e balizadores de nosso caminho. Aliás, já estive a refletir sobre a temática faz algum tempo e surgiu a mensagem abaixo sobre a AMIZADE, que segue na intenção de agradecer pelo esforço corporativo da CAPORI e CBC.

“AMIZADE: EXERCÍCIO DE HUMANIDADE

O amigo é sempre o guardião do amar. Do belo e da oportunidade de fazer o bem. É o exercício da confraternidade garatujando presente e futuro.”

O documento reivindicatório remetido à Câmara do Livro comete justiça, na verdade, para José Anélio Saraiva, meu padrinho na Academia Sul Brasileira de Letras, e que me convidou para integrar os quadros da ASBL em 1979, quando fazia apenas nove anos que o sodalício havia sido criado (09Mai1970). Tomei posse em 05Mai1995, quase 17 anos após o convite formal, porque assumira, na época, a vontade de vir a ser ESCRITOR assumido.

Agora se cogita o meu nome para ser o Orador da Feira do Livro de Pelotas 2008. Que bela oportunidade pra agradecer ao patrono, aos colegiados e seus dirigente e à Providência por estarmos, Patrono indicado e eu - ambos - vivos.

Deus nos guarde em Sua benevolência. Honrado, agradecido e penhorado, o amigo JM.

– Do livro CONFESSIONÁRIO – Diálogos entre a Prosa e a Poesia, 2006 / 2008.

http://www.recantodasletras.com.br/mensagens/1135070