POESIA E PROSA POÉTICA

(para Stella Vives, em Porto Alegre/RS)

A questão não é a compactação do texto ou a adequação do mesmo ao espaço de publicação disponível, na net, e sob este argumento vir a ser apresentado como fosse texto em poesia, mesmo se sabendo ser em prosa poética.

O que realmente causa estranheza no leitor experimentado é a confusão entre a Poesia e o gênero híbrido, que é aquele que temos na prosa poética.

Sugiro sempre um desafio ao autor: o exercício da capacidade de fazer o discurso breve, o exercício da síntese. Construir, a partir desta prosa falaciosa de poesia, um poema que tenha no máximo trinta versos breves.

Entenda o experimentador como exercício de busca ao poema, correr atrás da Poesia...

Não sou “mestre” em construção de versos, nunca fui. Sinto-me, sim, um condenado a pensar. E é este pensar que pode vir a produzir o poema no segundo momento de criação, no qual prepondera a intelecção e não a emoção. Mas, se me queres “mestre”, aí vai a segunda instigação!

O que faz o poema ser poesia não é a inspiração e, sim a produção final do segundo momento, o da transpiração.

O instante de inspiração nunca produzirá totalmente as facetas e mistérios da Poesia, porque neste a matéria do poema está disforme, ardente, idéias em fogo, e, quase sempre, pleníssimas de apossamento subjetivo, o que significa individualismo. É o autor dentro do que está construindo. Personagem, e não apenas o alter ego que constrói os versos do poema.

O texto poético, ainda que na modalidade lírico-amorosa, só chegará à Poesia – na contemporaneidade formal do século XXI – quando houver impessoalização de sujeito e objeto. Porque só se chega a esta estranha dama pelo universalismo da proposta espiritual materializado no poema.

Poesia é confraternidade, visão solidária, doce e pungente sobre um mundo cada vez mais adverso.

Não há olhar mais denso de humanidade do que o viés seletivo por onde o poema espia o mundo.

– Do livro CONFESSIONÁRIO – Diálogos entre Prosa e Poesia. Porto Alegre: Alcance, 2008, p. 205:6. Texto revisado.

http://www.recantodasletras.com.br/mensagens/1157507