Quando um não quer, dois não brigam

[Diante da infelicidade de termos sempre em nosso caminho aquela pessoa chamada de 'chata' que vive azucrinando nossas vidas por ter o corpo todo composto de calos que ao menor contato reflete insultos e agressões verbais, me inspirei e escrevi este texto que serviu muito pra mim: depois dele me centrei e evitei de perder a elegância]

Coisa chata, incomoda e desconfortável, e porque não dizer extremamente deselegante é a pessoa que aprecia perturbar quem está quieto. A necessidade extrema que essas pessoas possuem em ser o centro das atenções ou a voz da verdade chega a ser absurda: farão qualquer coisa para alcançar seu objetivo que é ser notado. No dia-a-dia ele pode ser desde um parente, alguém do trabalho ou da escola, até um vizinho. Em qualquer lugar que você for terá alguém assim. No espaço virtual não será diferente e esse tipo será encontrado principalmente em grupos, seja em fóruns, seja em sites de relacionamento. Realmente é uma praga que se alastra e aumenta a cada dia, devido a pouca evolução ou infelicidade na maioria das pessoas: intitula-se como entender.

Esse tipo de pessoa não tem senso de limites. Ela não irá se contentar enquanto alguém não perder as estribeiras. O assunto pode ser qualquer um: futebol, política, religião, sentimentos e emoções, sociedade, não importa: ela irá sempre rebater o que o outro disser, principalmente se for contra o que ela tenha dito. Ela será 'do contra' mesmo diante do incontestável. Não que tenha opinião formada quanto a algo, pois geralmente esse tipo de pessoa precisa de uma 'muleta' para se escorar. Precisa de alguém de mérito e reconhecimento público por traz de tudo o que diz para reafirmar publicamente que está certa. Sendo assim, é aquele tipo de pessoa que vai abraçando tudo o quelhe é imposto, sem questionar, sem pensar por si mesma, levando em conta apenas o fato de que o que leu, ouviu ou viu traz certa identidade pessoal ou supre alguma necessidade interna, muitas vezes carência afetiva.

Pessoas assim fingem ser socialmente agradável, mas um bom tempo de convivência vai revelando uma pessoa perturbada, que não vive em paz consigo e não permitirá que ninguém a sua volta também tenha paz. É possível perceber o mau humor reprimido, mascarado... Suas palavras têm o peso de um tipo de inconformismo inquieto que não se satisfaz em não poder ser o foco. Nos detalhes é possível notar a imposição forçada quanto as suas idéias, que discorda de tudo o que ocorre ao seu redor.

Esse tipo de pessoa não tem nenhuma qualificação que lhe torne apta sobre o que diz, mas ancorada com os feitos de terceiros, se garante chegando a ponto de esnobar qualquer pessoa, e se possível for irá humilhá-la. Uma tática às vezes inconsciênte, usada consciêntemente pela publicidade em geral: seja na religiosa, política ou consumista. Para se destacar, como um produto em prateleira, deprecia o produto que está ao lado. Agarrando-se ao seu 'conceito', o defenderá com unhas e dentes e o usará para satisfazer as frustrações de seu ego carente.

Esse tipo de pessoa não possui senso de limites, portanto ultrapassa as linhas do respeito mútuo. Não havendo respeito mútuo, não haverá respeito por si mesmo. Prova disto é que estará sempre apontando nos outros tudo aquilo que está em si, mas não é capaz de assumir e resolver. Em si mesma existem diversos pontos que causa incomodo, lhe frustra, lhe perturba, mas como veste a máscara de socialmente correta e dona da verdade jamais irá admitir, não importa a proeza de revelar-lhe o que apenas ela mesma não pode ver, por não querer ver. Então, ela buscará em outra pessoa algo semelhante, e irá transferir a própria frustração para seu alvo que se tornará perseguido como 'saco de pancadas' onde procurará aliviar o que não pode defrontar.

Não é preciso ir além disso, para que, durante a leitura já tenha percebido que veio em sua mente alguém assim bem perto de você. Muito menos é necessário explicar nos mínimos detalhes o quão insistente e perseverante é a pessoa que aprecia incomodar.

Já dizia o velho ditado que 'quando um não quer, dois não brigam'. Para poupar-se de uma discussão inútil e desnecessária, bastaria ignorar o ser incomodado, na verdade não com as pessoas ao redor, mas consigo mesmo. Mas, diante da insistência do ser chegará um ponto culminate onde a paciência terá fim, o desejo de revidar será inevitável, e a boca já estará amarga de engolir tantos 'sapos'. O que fazer então?

Pensamentos bem simples podem restaurar e proteger o estoque de paciência e evitar situações constrangedoras que servem apenas para quem discemina e alimenta-se de intrigas.

"Aquele que perturba assemelha-se a um Troll: Trolls são criaturas horrendas do folclore escadinavo que ganharam um significado na internet atribuido a pessoas cujo comportamento tende a desestabilizar uma discussão, provocar, e enfurecer as pessoas envolvidas. Para que um Troll não tenha espaço: não alimente um Troll (Don't feed the troll ). Revidar é o alimento preferido dessas criaturas, e geralmente quando se revida se perde as estribeiras”.

"Jamais discuta com uma pessoa descontrolada, que use como argumento a coação, o constragimento e a falta de respeito: ao responder você pode perder sua razão."

"Responder ou revidar irá fazê-lo igual a aquele que perturba. Fará com que desça ou retroceda em seu caminho que deve evoluir para melhor”.

“Aquele que perturba quer a todo custo a sua atenção. Se você reage estará dando a atenção que necessita as custas de sua perda de tranquilidade e equilíbrio”.

"Pena é o pior sentimento que se pode transferir a alguém. Portanto, diante de alguém assim, o correto é compadecer-se. Compadecer não é tentar ajudar: somente a própria pessoa pode alcançar sozinha tal ajuda. Compadeça-se, não guarde mágoa e afaste-se, evitando tal pessoa. A solidão de que a pessoa tanto foge pode ser a chave para que ela se encontre e se cure”.

“O que o encrenqueiro quer é ser respondido. E quando há resposta se sente desafiado. Para ele, a ausência de resposta corresponde a um prêmio por ter um argumento não argumentável. Deixe-o com esse prêmio. O seu será paz interior”.

"Cada pessoa transfere do seu modo para o exterior o que lhe incomoda interiormente: tenha isso em mente quando ver um perturbador”.

"Aquele que semeia a semente da discórdia acaba muitas vezes perdendo a compostura, a educação, o respeito e a elegância, sendo sempre desagradável: não revide e não se deixe envolver para não sair de seu eixo”.

"O semeador da discórdia costuma utilizar outra pessoa que manipula para atacar quem deseja, sentindo-se apoiado no que afirma.

Através de comentários aparentemente sem intenção, irá influenciar a outra pessoa para que desfira agressões contra alguém que muitas vezes nem tem de fato algo contra: cuidado! O tipo de comentário será, por exemplo: 'Viu só o que Fulando citou ali? Foi pra você!'. Essa é uma das táticas de engenharia social usada inconscientemente por muitos encrenqueiros”.

Pronto! A primeira vista parece difícil, mas tornando-se hábito logo você tirará de letra a situação e deixará o pobre coitado necessitado de negatividade e ambientes pesados falando sozinho.

Faça isso primeiramente por você, e depois pelas demais pessoas que são obrigadas, mesmo em neutralidade a assistir tais incomodos e acabam sendo atingidos involuntariamente. Preserve sua paz interior e seu equilibrio emocional.

Quem vive sendo desagradável com os outros na verdade não se suporta mais. Ao revidar, você invoca pra si algo que não cultivou, absorvendo estado de espirito, emoções e sentimentos que você de fato não gerou.

São Paulo, 31 de Março de 2009.

Shimada Coelho A Alma Nua
Enviado por Shimada Coelho A Alma Nua em 31/03/2009
Reeditado em 31/03/2009
Código do texto: T1516077
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.