CAÇADORES DE LEITURAS

Queridos colegas, desculpem-me os que assim não fazem, mas estou observando uma coisa chata aqui no recanto, digo aqui no recanto porque eu também interajo em outros espaços sociais e de poesias, mesmo no Brasil e fora dele, e noto uma diferença alarmante na maneira dos escritores recantistas comentarem seus colegas também escritores, sabemos que cada autor tem o seu jeito muito próprio de comentar e de ler, interpretar uma escrita é algo sempre pessoal e cada letra é uma letra, mas é quase um acinte, uma ofensa mesmo, principalmente com os novos escritores cadastrados no site, escritores que ainda não estão familiarizados com a política e ferramentas do site, sei disso, porque já passei por isso e quem está aqui também já passou.

A pessoa está entrando no site, está se ambientando, não sabemos o que a traz aqui, imaginamos que seja a poesia, visto que é um site de poesias, mas existe tanta coisa numa letra postada, quantas mensagens subjetivas na escrita, mil possibilidades, pode ser dor, morte, desilusão, saudade, superação, felicidade, alegria, vontade de viver, amizades, vontade de morrer, pode ser o social, uma experiência que queira compartilhar, pode ser a rebeldia, uma letra de música, um texto poético, cientifico, jurídico, artístico, um pedido de socorro e até um simples bom dia, enfim, o que mais? Quantas possibilidades mais podem existir por trás da letra poetica que escreve a letra? Vale interpretar poeticamente, aqui é um site de letras e não de relacionamentos, sabemos disso, mas vamos ler pra dizer. Mas ai vem o escritor caça leituras, aquele que fica de plantão, o típico “caça leitores”, aquele que não lê, mas quer ser lido, aquele que passa com o mesmo comentário Ctrl + c e Ctrl + v ele passa de contato em contato e vai colando simplesmente, isso é uma falta de respeito com a letra do poeta. Isso é uma falta de sensibilidade para quem se dispõe a escrever, estar num site de poesias e não tirar o mínimo de tempo para ler e dizer. Qem escreve não se importa com quantas leituras está, mas o comentário diz muito, principalmente para quem está começando, a palavra deixada é uma espécie de termômetro/um retorno do que escrevemos, são as palavras que instigam caminhos, inspiram, encorajam para mais, quem é que não gosta de um incentivo? Uma orientação para mudar, permanecer, ampliar, seguir, modificar. Puxa vida! Diga! Entrar na pagina de um colega unicamente para convida-lo para ser lido, que feio. Ora, entre então num site de cronômetros e marcadores se tudo o que te importa é o indicador de leituras, aqui e assim é grosseiro.

Um autor trabalha com tanto zelo numa letra, com tanta maestria para compor uma poesia e abre a página e está lá um sonoro, curto e aforista Bom dia, ótimo, BOM DIA também, mas ai vem a seguinte e curta mensagem: Te convido para ler meu texto na minha página e nem tchau. Tal qual um cometa vem, tal qual partiu. Tudo bem, pode convidar para ler a sua página, faz parte da política do site, interagir é parte, mas leia também para efetuar o convite, assim é grosseiro, é chato e desconfortável, Ave Maria! Onde estão as regras da boa educação? Da cortesia, do respeito com a letra do outro escritor? Tudo está escasso hoje em dia, sabemos disso, as boas maneiras foram para as cucuias, mas nem por isso vamos descer mais fundo neste buraco porque ele já está um alçapão, nós "pseudoescritores" não precisamos contribuir para descer ainda mais o nível  deste imediátismo.

Dia desses tive o trabalho, a curiosidade mesmo de verificar um comentário, e anotei o mesmo comentário e fui seguindo sua trilha, a pessoa, mais de uma, por que são vários que fazem isto, foi colando sem mudar uma linha sequer em todos os novos autores cadastrados (preferencialmente nos novos autores) mas e em muitos outros antigos. E o pior, chegou numa escrivaninha que tinha uma mensagem comunicando a morte de um dos poetas do recanto e a pessoa comentou igualmente sem sequer perceber a morte do nosso colega recantista. Muito bom. Meu aplauso. Parabéns. Lindo. Bravo. Brilhante. Muito bom. Te convido a ler meus textos e mais que depressa partiu sem sequer perceber que tinha aplaudido eufóricamente a morte do poeta (ou da poeta morta). Um absurdo. O absurdo do absurdo dizer sem sentir, sem querer, sem ver para o que escreveu, isso não é ler. Vergonha, lamentável.

APLAUDIR A MORTE DO(a) POETA sem sequer prestar condolências ou expressar uma palavra de conforto à familia que certamente vai ler a pagina do falecido(a), somente por causa do Ctrl + c e Ctrl + v caça leituras, isso para mim foi o estopim e que gerou esta mensagem desabafo e com certeza vai gerar também muitos desafetos. Me perdoem aos demais que não se encaixam neste perfil de "caça leitores" que leem sem ler. Quero dizer que eu dispenso esse tipo de leitor caça leituras na minha pagina. Aos demais, mil perdões. 

Nota: A imagem é meramente ilustrativa. Foto colhida na net

Atenciosamente

S. Angel
Serpente Angel
Enviado por Serpente Angel em 26/06/2016
Reeditado em 12/09/2016
Código do texto: T5679138
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.