Lembra??

 

A memória é o que nos garante a lembrança de experiências, simples ou complexas, quando nossa atenção está focada nelas no momento em que ocorrem.

 

No entanto, as lembranças podem ser apagadas da memória, se as experiências carregarem consigo uma situação traumática. Mas, mesmo sem serem lembradas, as experiências vividas atuam em nossas mentes, determinando o perfil de nossa personalidade. Traumas por perdas, acidentes, falta de amor e violência, sofridos na infância, podem não ser lembrados pela memória na vida adulta, mas o serão pelo nosso mental inconsciente e, por isso, nossa maneira de pensar e de sentir, bem como nosso comportamento, terão a marca indelével de tais experiências.

 

Algumas abordagens psicoterapêuticas, que tratam o trauma psíquico visando restabelecer o equilíbrio mental, buscam trazer do inconsciente para a memória a lembrança da origem do sofrimento psíquico que permaneceu por muito tempo adormecida, mas atuante.

 

A lembrança da origem de "COMO "sou me libertará das amarras das neuroses que carrego.”

 

Assim como as lembranças de experiências vividas, perdidas no mental inconsciente, quando trazida à memória podem proporcionar o equilíbrio mental, a “lembrança” do que já fui, quando era um espírito consciente, traz de volta à consciência o conhecimento do meu verdadeiro Eu espiritual.

 

A lembrança da origem de "O QUE" sou me libertará das amarras da inconsciência.”

 

Enquanto a recuperação da lembrança-memória pode trazer a cura mental, a recuperação da lembrança-consciência trará, com certeza, a evolução espiritual. Quando nossa consciência se expande, sentimos que novas verdades fazem agora parte dela. Verdades que não são novas, apenas foram “redescobertas” pela expansão da consciência.

 

Na inconsciência, a Verdade fica encoberta pelo véu do esquecimento. No processo de evolução espiritual, ela é, aos poucos desvelada. É a Verdade com a qual já tivemos familiaridade, antes de os processos materializantes a esconderem sob o manto da inconsciência.

 

Por isso, evoluir é lembrar. Por isso, a intuição é a fonte mais pura de conhecimento-sabedoria. Nunca o homem perdeu o contato com a fonte da Verdade; apenas se desviou de seu foco. Evoluir é retomar o contato consciente com a Fonte; é religar o ego (exterior) ao Eu (interior).

 

Trazer à consciência a lembrança da Verdade (o que somos, de onde viemos e para onde vamos), é a verdadeira razão de nossa existência. Qualquer experiência vivida tem o potencial de canalizar energia para este propósito, seja ela prazerosa, seja ela um sofrimento. “O que esta experiência me revelou?” É a pergunta que quando respondida honestamente tornará nossa caminhada mais eficiente na trilha da evolução.

 

Não importa quão esquecidos estejamos da Verdade. O que importa é em que direção nossas motivações nos impulsionam: se em direção a Ela ou ao abismo da ilusão.