Sejamos Livres E  Felizes

Entre os que odeiam, felizes seremos se vivermos sem ira. No meio dos homens que se odeiam que estejamos livres de rancor. Felizes, seremos se vivermos sem sofrer. Sejamos livres de sofrimentos. Entre os que desejam... Felizes são quem sem desejos vivem, sejamos livres dos desejos.

 

Felizes em verdade somos nós que nada possuímos. Que sejamos nutridos de alegria como os deuses radiantes.  Quem gera as hostilidades, sepulta, na desgraça o vencido. Na alegria, descansa os homens pacíficos que não desdenha a vitória nem a derrota. Não há fogo tão ardente como a paixão, nem mais suave que o amor, nem mais triste que o ódio. Não há miséria maior do que fome.... 

 

A fome é uma doença gravíssima, são as piores desgraças que constituem a existência quem sabe disso, se torna mais consciente, generoso, ajuda e socorro o faminto. A saúde é o maior bem. O contentamento é a melhor riqueza. O amigo fiel é o melhor parente, mas ainda a suma beatitude é Deus. Se gostar das doçuras da solidão e da paz, liberta-se do sofrimento e do mal, bebe a doçura da verdade.  

 

É bom contemplar os nobres e viver junto deles é uma felicidade, muito mais feliz é aquele que nunca deita o olhar sobre suas regras. Tratar com estúpidos é comprar aborrecimentos. Viver com tolos é em todas as circunstâncias tão vergonhoso como conviver com inimigos. Estar na companhia dos sábios é gozar da mesma felicidade que viver no meio dos seus. Recorre, portanto, à sociedade dos sábios, dos eruditos, dos homens piedosos que estão sob o jugo da verdade. Como a lua, segue o caminho das estrelas segue o exemplo dos bons e dos sábios... e que sejamos livres e felizes.

 06/07/2005