A VERACIDADE PESSOAL

A verdade de um ser humano consiste não somente na sua coragem de testemunhar o esforço esmagador de suas conquistas e o milagre de suas bençãos, mas também na sua valentia em assumir as suas derrotas e fracassos, sempre almejando não omitir as suas quedas mais vertiginosas e, concomitantemente, nunca realizando distorções ou omissões vergonhosas a fim de adulterar algo. Numa busca incessante por coerênca, qualquer um que se aventure nessa empreitada precisa ter a consciência dos riscos que haverá para tornar público aquilo que poucos gostam de reconhecer em si mesmos. Porém, sempre estará presente a certeza de que o esforço para ser uma alma honesta e íntegra nunca é em vão. Pois só é vitorioso aquele que soube discorrer sobre sua própria escuridão e que, ao perceber que podia triunfar sobre ela, sabe encontrar palavras exatas com a intenção de dar bom testemunho da sua experiência, conseguindo dessa forma transcender as suas próprias misérias enquanto se ornamenta de uma sinceridade desconcertante. Quem sabe assim, pensa ele, é possível servir de ajuda para um amigo e irmão que também faz o mesmo percurso árduo que o ajudou a ser mais humilde e sábio frente ao mundo em que vive.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 16/12/2019
Reeditado em 16/12/2019
Código do texto: T6820437
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.