"Adaptações" & Plágios na Internet

Um amigo acaba de me enviar um interessante trabalho(*) de PPS-desses slides,desses que são repassados ad infinitum na Internet.Vi que se trata da adaptação de uma velha história sobre um balde a se encher com pedras grandes,pedregulhos,areia,etc,muito usado em dinâmicas de grupo.

Esse foi interessantemente enriquecido com a adição de café(algo como:sempre deve sobrar um tempinho para nossos amigos),ausente na história original.

Na internet ocorre muito isso de se tomar o texto de alguém e ir reescrevendo-o tanto que um dia ele fica quase desconfigurado de verbo,se é que me faço entender....Mas em algum lugar do Planeta,alguém o escreveu,originalmente,sem consultar ou copiar nada ou ninguém....

Interessante,muitas vezes,de forma simultânea,paralela ou não,pessoas em lugares diferentes na Terra,escrevem algo parecido.Mas nunca igual.Copiar é sempre um plágio=roubo.

Sempre que lerem \"autor desconhecido\",procurem saber quem escreveu.

Há um grupo ao qual faz parte o Marcial Salaverry(marcial@detrivela.com.br),que já logrou êxito em descobrir a autoria de muitos autores desses textos que circulam sem pai(ou mãe!)...

Mais estranho ainda, a meu ver,são pessoas que escrevem(muitas vezes,bem!),textos de interesse eos colocam para circular na Internet,usando o nome de algum autor famoso.Os vivos,de vez em quando protestam ou ironizam,como Jabour.Os mortos devem rir dessas pobrezas de espírito(a autoria é sagrada,digo e repito!).Quintana é um deles:com sua maravilhosa ironia e bom humor inimitável,deve gargalhar.Quem conhece sua obra,ri junto:estilo é como dedo polegar que marca a identidade ao marcar o estilo,sempre pessoal e intransferível!

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Belo Horizonte, 19/11/2005,Brasil

Nesse caso específico,ainda assim,vale a pena refletir sobre o escrito.

Abraço de bom fim de semana;

Clevane

(*) No caso,sob o título "Ainda vamos Tomar Um café"

CAMPANHA PELOS DIREITOS AUTORAIS:ENGROSSE ESSE RIO!

CLEVANE