MORRER E RENASCER EM CADA RIMA!

Carmen Cristal 

 

Porque escrevo?...

Escrevo porque, o que tenho dentro do peito é imenso, é intenso muito maior que eu!...

Acredite!...As proporções vão além do que posso suportar e se não falar, deixar sair, dividir, eu vou morrer!...

Lembro que, desde muito pequena, já era assim!... Em casa, eu ficava jogada no chão da varanda , deitada nos pelegos do pai e sonhava, sonhava e punha no papel o que sentia!... Agora me falem!...

Como uma menina, que nasceu no campo sem muito ou quase nenhum convívio social , se punha a escrever, sem parar!? Sonhava com um mundo que ela nem sabia se existia?...

Escrevia e falava de amor e dor!... Falava da Natureza, de Deus e do conquistar o mundo!... Me sentía empurrada para o papel!!

 

Tinha sede de palavras e a minha maneira, lia e pesquisava nos livros da mãe!... Meus pais gostavam muito de contos novelescos, histórias de amor e todas as noites após o jantar, com luz de lampião mamãe lia para nós

Marcados em mim, ficaram todos os livros de Gilda de Abreu tais como Aleluia a cigana, Pinguinho de Gente e outros tantos, assim como outros autores que não lembro!... E isso tudo era no campo, uma região de grandes latifúndios onde minha mãe era a professora alfabetizando e preparando as crianças da região para o admissão em colégios internos.

Esse era o quadro de nossas vidas!...

Na minha alma, tudo era mágico!...

Eu escrevia porque meu coração gritava, queria conquistar sonhos e emoções que

me faziam chorar o coração de menina!...Tinha o mundo para conquistar e parecia que tudo seria eterno...

Mas, isso não era bem assim!... O mundo não seria meu e muito menos o tempo, as horas, o amor!... E tudo foi passando!... Passando!... Passando rápido, agora estou aqui!... Cai e levantei uma infinidade de vezes e sempre escrevendo!... Muita poesia trouxe comigo outras milhares ficaram pelo caminho até mesmo em papéis de boca de lanchonetes e barzinhos, o bom da época! ... Como lembro disso!... Saudades e muitas histórias!...

 

Agora!? O sentir é o mesmo, um mundo maior que eu, dentro a querer sair!... A diferença é o tempo que se esvai!...Preciso correr e dizer o que sinto antes que eu vá!...

Depois será o silêncio, não mais poderei falar...

Pela eternidade condenada a calar....

Detalhe:

Eu escrevia e escondia, tinha vergonha, não mostrava a não ser para minha mana, que já não está entre nós, as duas escreviam...

Eu Cristal e ela Mel...

As duas da mesma idade....

Também tínhamos medo que mãe fosse brigar!...

Portanto gente maravilhosa que me lê, essa é a minha maneira de ser e expressar sentimentos, tudo a soma de uma vida, não que sejam o retrato daquele instante!....

Sou triste, sou feliz, sou alegre e choro!...

Sou a soma de todos os sentires do mundo multiplicados por milhões!....

Difícil, mas essa sou eu!.

E escrevo porque sou apaixonada pelo sonho e pelos sentimentos que afloram em nós "humanos", 

A vida é mágica, me encanta e assim,

nessa e dessa louca paixão: 

como a Fênix renasço das próprias cinzas para ser o que sou!...

Sou Cristal