Parabéns aos Pais!

Ser pai é uma das mais difíceis tarefas da vida. Isto porque não estou me referindo a ser simples doador de espermatozóide, um fecundador.

Em termos gerais, os pais são renegados, esquecidos, rebaixados de sua importância. Basta ver no quesito comercial. Se o consumo de bens movimenta o Mundo, se o capitalismo domina com seus tentáculos todas as regiões da Terra e rege nossas vidas, esta época do ano retrata bem que importância os pais tem dentro da sociedade. Enquanto temos mil apelos para as mães, mensagens nas TV's. Enquanto somos bombardeados com músicas sentimentais que enaltecem desde a "Rainha do Lar" à mulher operária, para os Pais temos uma ou duas músicas que nem de homenagem são, mas como são as únicas que tratam de "Pais"... Até o Coelho da Páscoa recebe mais atenção... E O Papai Noel? Nem se fala, hein?

E isto vai contra meu conceito de paternidade. Como disse: não estou me referindo a um doador de espermatozóide, não. Refiro-me a alguém que passa nove meses sob a angústia de não ter nenum controle sobre a situação gravidez. Vizualizo alguém que não terá nenhuma ação própria, física, de sustento ao seu filho. Alguém que não tem cordão umbilical para nutrir seu filho. Que nunca, nunca mesmo estará em comunhão física com ele. Lembro que o Pai somente pode alimentar um filho no reino das artificialidades das mamadeiras.

Aí percebo que no momento mais especial da vida de um filho, também se encontra a fase mais especial da vida de um Pai. Quando mesmo tendo nenhum apelo de vínculo físico com a criança, ele se dispõe a abrir o coração e amar. Isto porque é muito "fácil" para uma mãe desejar, amar, nutrir sentimento de cuidado por seu filho. Mas o homem está por fora da situação, ele é um visitante no quarto do bebê (muitas vezes).

Sabe, se mesmo após este afastamento todo, esta falta de vínculo fisico nos primeiros momentos da vida de um novo filho, o Pai se dispõe a dar o amparo, o sustento, o cenário para um bom desenvolvimento... Se ele se dispõe a aprender, alimentar, entender, pesquisar... Amar aquele filho... É alguém que merece todo nosso agradecimento e sentimento de amor também.

Ser um bom pai é mais dificil que ser uma boa mãe.

Parabéns a todos os Pais!