A BELEZA DO ARREPENDIMENTO

      A palavra arrepender provém da palavra latina repoenitere, na qual dá o sentido de "provocar pena". Certamente, concebemos ato de se arrepender como uma atitude que pode engendrar a comiseração e a misericórdia do ser ofendido por aquele de coração contrito. É o ato de pender sobre ou de se inclinar, no qual possibilita gestos de humildade na vida do indivíduo para saber que, em meio ao pó de sua miséria (húmus da terra), ele necessita de um novo começo, um verdadeiro recomeço.

      Por outro lado, um ser humano sem arrependimento é um ser desprovido de sua própria humanidade, porquanto é desprovido da abertura de sair seus caminhos perversos e permitir que haja um novo nascer em si mesmo.

      Mas, aquele que vive na beleza do arrependimento conquista a glória do perdão justamente porque dá possibilidades claras para a reconciliação ou simplesmente para a misericórdia que faz cessar as hostilidades.

  Todo arrependimento conduz, pois, a mudança, a metanóia, ao renovo de seu próprio ser, de modo que as coisas velhas já não tem espaço e o que é novo pode então ter seu lugar assegurado, tal como está escrito nos textos bíblicos. ''Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!'' (2 corintios 5: 17-19).

          O arrependimento não deixa de ser o catalisador; o facilitador do perdão. Ele tem o poder para desfazer todo o caminho tortuoso das mágoas, da vingança e da morte. Por meio dessa dádiva que nasce no coração do ser, é possível voltar atrás de certas escolhas e decisões, abrindo um caminho para uma chance que redime a vida.

        Ao contrário do remorso, que é a morte do indivíduo na autodestruição, o arrependimento é a vida na própria ressurreição do ser na glória de uma existência renovada. Arrepender-se é o êxodo do cativeiro da dor que nos consome para a terra prometida da paz que sobremaneira nos liberta.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 28/04/2024
Reeditado em 01/05/2024
Código do texto: T8052010
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.