SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO

SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO

Ofício Solene próprio. Na Hora Média, Antífona própria e salmos graduais.

Missa própria, com Glória, Seqüência (facultativa), Credo, Prefácio da Eucaristia I ou II.

ANTÍFONA

O Senhor alimentou seu povo com a flor do trigo e com o mel do rochedo o saciou (Sl 80,17).

ORAÇÃO DO DIA

Senhor Jesus Cristo, neste admirável sacramento, nos deixastes o memorial da vossa paixão. Daí-nos venerar com tão grande amor a mistério do vosso Corpo e do vosso Sangue, que possamos colher continuamente os frutos da vossa redenção. Vós que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: Dt 8,2-3.14-16

Moisés falou ao povo, dizendo: 2Lembra-te de todo o caminho por onde o Senhor teu Deus te conduziu, esses quarenta anos, no deserto, para te humilhar e te pôr à prova, para saber o que tinhas no teu coração, e para ver se observarias ou não seus mandamentos.

3Ele te humilhou, fazendo-te passar fome e alimentando-te com o maná que nem tu nem teus pais conhecíeis, para te mostrar que nem só de pão vive o homem mas de toda a palavra que sai da boca do Senhor.

14bNão te esqueças do Senhor teu Deus que te fez sair do Egito, da casa da escravidão, 15e que foi teu guia no vasto e terrível deserto, onde havia serpentes abrasadoras, escorpiões, e uma terra árida e sem água nenhuma. Foi ele que fez jorrar água para ti da pedra duríssima, e te alimentou no deserto com maná, que teus pais não conheciam.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo: 147,12-13.14-15.19-20

- Glorifica o Senhor, Jerusalém; celebra teu Deus, ó Sião!

- Glorifica o Senhor, Jerusalém; celebra teu Deus, ó Sião!

- Glorifica o Senhor, Jerusalém!/ Ó Sião, canta louvores ao teu Deus!/ Pois reforçou com segurança as tuas portas,/ e os teus filhos eu teu seio abençoou.

- Glorifica o Senhor, Jerusalém; celebra teu Deus, ó Sião!

- A paz em teus limites garantiu/ e te dá como alimento a flor do trigo./ Ele envia suas ordens para a terra,/ e a palavra que ele diz corre veloz.

- Glorifica o Senhor, Jerusalém; celebra teu Deus, ó Sião!

- Anuncia a Jacó sua palavra,/ seus preceitos e suas leis a Israel./ Nenhum povo recebeu tanto carinho,/ a nenhum outro revelou os seus preceitos.

- Glorifica o Senhor, Jerusalém; celebra teu Deus, ó Sião!

2ª Leitura: 1ª Cor 10,16-17

Irmãos: 16O cálice da bênção, o cálice que abençoamos, não é comunhão com o sangue de Cristo? E o pão que partimos, não é comunhão com o corpo de Cristo? 17Porque há um só pão, nós todos somos um só corpo, pois todos participamos desse único pão.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Aclamação ao Evangelho

- Aleluia, aleluia, aleluia./ Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia./ Aleluia, aleluia, aleluia.

Eu sou o pão vivo descido do céu/ Quem deste pão come,/ sempre há de viver.

- Aleluia, aleluia, aleluia./ Aleluia, aleluia, aleluia.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. João: 6,51-58

- O Senhor esteja convosco!

- Ele está no meio de nós!

- PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo ? segundo João.

- Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus às multidões dos judeus: 51"Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo".

52Os judeus discutiam entre si, dizendo: "Como é que ele pode dar a sua carne a comer?"

53Então Jesus disse: "Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. 54Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55Porque a minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue, verdadeira bebida. 56Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. 57Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim aquele que me recebe como alimento viverá por causa de mim.

58Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram. Eles morreram. Aquele que come este pão viverá para sempre".

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

Liturgia comentada

Viverá eternamente... (Jo 6, 51-58)

Ninguém quer morrer. Mas todos morreremos. Como diz o Eclesiastes, há "tempo para nascer, e tempo para morrer". (Ecl 3, 2.) Tudo passa. Esta vida passa. Um dia, haverá uma ruptura, uma separação entre nosso corpo e nossa alma. O corpo se desfaz. E a alma?

A alma humana é imortal! Sopro de vida que recebemos de Deus (cf. Gn 2, 7), ela permanece viva além da morte, além do tempo. Este além é o que chamamos de ETERNIDADE. E na passagem do tempo para a eternidade, bem no seu limiar, há uma separação, um "juízo particular" (cf. Hb 9, 27), que pode resultar em condenação eterna (para quem optou pela morte do pecado) ou em felicidade eterna, em uma vida de comunhão com Deus, para quem a iniciara já aqui na terra.

No Evangelho de hoje, conhecido como o "discurso eucarístico" de Jesus, o Senhor nos faz uma promessa, ao indicar o caminho da eternidade bem-aventurada: "Eu sou o pão vivo, descido do céu. Quem comer deste pão, viverá eternamente".

Simples e direto. Aquele que vive em comunhão, aqui, no tempo, permanecerá em comunhão no além, na eternidade. Em outros termos: a VIDA iniciada aqui na terra, e alimentada pelo Pão de Vida, que é Jesus eucarístico, não será interrompida com a morte temporal.

De fato, o germe de vida recebido no Batismo necessita de nutrição para crescer e manter-se vivo. A Eucaristia é o sacramento que nos alimenta para a eternidade. E isto se realiza de várias maneiras, ensina o "Catecismo": a Eucaristia aumenta nossa comunhão com Cristo, separa-nos do pecado, apaga os pecados veniais, preserva dos pecados mortais futuros, além de nos unir à Igreja e nos comprometer com os pobres.

Em seus últimos meses de vida, nosso amado Papa João Paulo II não se cansava de chamar nossa atenção para a vida eucarística. Seus últimos documentos trataram do assunto. O Sínodo, por ele convocado para outubro de 2005, teve a Eucaristia como tema. O Papa sabia que é preciso renovar nosso amor por este sacramento...

Se fosse para resumir tudo em uma frase, diríamos: quem ama, comunga! E o Senhor Jesus, que se viu amado aqui na terra, não manterá à distância, na eternidade, aqueles que assim manifestaram o seu amor...Orai sem cessar: "Em vós, Senhor, está a fonte da vida." (Sl 36 [35], 10)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

faço para divulgar a liturgia do DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO

evilazioribeiro
Enviado por evilazioribeiro em 22/05/2008
Código do texto: T1000763
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.