Evangelho 27º Tempo Comum

EVANGELHO Mc 10, 2-16

«Não separe o homem o que Deus uniu»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Naquele tempo, aproximaram-se de Jesus uns fariseus para O porem à prova e perguntaram-Lhe:

«Pode um homem repudiar a sua mulher?»

Jesus disse-lhes:

«Que vos ordenou Moisés?»

Eles responderam:

«Moisés permitiu que se passasse um certificado de divórcio, para se repudiar a mulher».

Jesus disse-lhes:

«Foi por causa da dureza do vosso coração que ele vos deixou essa lei. Mas, no princípio da criação, Deus fê-los homem e mulher. Por isso, o homem deixará pai e mãe para se unir à sua esposa, e os dois serão uma só carne. Deste modo, já não são dois, mas uma só carne.

Portanto, não separe o homem o que Deus uniu».

Em casa, os discípulos interrogaram-n’O de novo sobre este assunto.

Jesus disse-lhes então:

«Quem repudiar a sua mulher e casar com outra, comete adultério contra a primeira. E se a mulher repudiar o seu marido e casar com outro, comete adultério».

Apresentaram a Jesus umas crianças para que Ele lhes tocasse,

mas os discípulos afastavam-nas. Jesus, ao ver isto, indignou-Se e disse-lhes:

«Deixai vir a Mim as criancinhas, não as estorveis: dos que são como elas é o reino de Deus.

Em verdade vos digo: Quem não acolher o reino de Deus como uma criança, não entrará nele».

E, abraçando-as, começou a abençoá-las, impondo as mãos sobre elas.

Palavra da salvação.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨****¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

MEU COMENTÁRIO:

É interessante como Jesus sempre respondia aos fariseus com outra indagação. A partir daí eles mesmos eram quase que obrigados a responderem seus questionamentos.

Essa sutileza, essa mansidão não ficou para todos, apenas para o Filho de Deus. E Cristo, com toda sabedoria, mostra que o próprio homem é o causador de toda discórdia que ronda a humanidade. Chega a dizer metaforicamente: "Foi por causa da dureza do vosso coração."

Ora, fomos feitos à imagem e semelhança de Deus, então por que toda essa falta de sensibilidade? Porque o homem na sua condição de humano é limitado e muitas vezes insensato. Cristo chega quase a dizer: Foi culpa de vocês mesmos. E é verdade. O nosso defeito é que não queremos colher o que plantamos. Toda causa tem seu efeito, isso é uma lógica indiscutível.

Como um bom Filho e bom Pai Ele nos alerta sobre o Sacramento do Matrimônio. A mesma passagem relatada do livro do Gênesis. A família é célula mãe da sociedade e jamais aos olhos de Deus pode ser desfeita. É o desejo d'Ele, mas logo essa aspiração é quebrada por culpa da própria humanidade.

E para finalizar, Cristo nos dá com toda humildade uma grande lição: Sejamos como as crianças, sem maldade, sem rancor, sem preconceitos, sem inveja, pois todos que a elas se assemelharem terão o Reino dos Céus.

Tem presente melhor que esse? Pensemos nisso.

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.

Elian Bantim
Enviado por Elian Bantim em 30/09/2009
Reeditado em 30/09/2009
Código do texto: T1841055
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.