CONSAGRAR

RECEBI DE Lasthenia de Alenca

E REPASSO PARA TODOS.....

Consagrar

CONSAGRAR

1 dedicar consagrar muito tempo aos filhos

2 tornar sagrado consagrar um templo

3 dedicar-se, entregar-se consagrar-se totalmente a familia

4 estar a serviço consagrar-se aos pobres

"No Cenáculo, na noite anterior à sua paixão, o Senhor rezou pelos discípulos reunidos ao seu redor, estendendo ao mesmo tempo o olhar para a comunidade dos discípulos de todos os séculos, para «aqueles que – disse – vão acreditar em Mim por meio da sua palavra» (Jo 17, 20). Na oração pelos discípulos de todos os tempos, Ele viu-nos também a nós e rezou por nós. Ouçamos o que pede para os Doze e para nós aqui reunidos: «Consagra-os na verdade. A tua palavra é a verdade. Assim como Tu Me enviaste ao mundo, também Eu os enviei ao mundo. Eu consagro-Me por eles, para que também eles sejam consagrados na verdade» (Jo 17, 17s). "

(Papa Bento XVI).

"Quanto Pilatos perguntou : “O que é a verdade?”Jesus não respondeu.

Toda a sua vida foi resposta. Não se trata de verdade filosófica, é verdade de vida, testemunho, verdade encarnada. Ele coloca a verdade no centro da vida dos discípulos. Jesus quer que os homens sejam livres da escravidão, do egoísmo, da cegueira do orgulho, das trevas da ignorância, e indica o caminho: conhecer e permanecer na Sua Palavra, que quer dizer, permanecer n'Ele. Quantas palavras vãs e inúteis. Quanto barulho reina no mundo. Infelizmente, o homem de hoje não escuta mais os pássaros, os rios, os ventos, onde a palavra divina se manifesta, como a Moisés no monte Horeb. Os ouvidos estão fechados. “Quem age segundo a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas obras são feitas em Deus” (João 3,21).

(Dom Lorenzo Baldisseri)

“Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará” (Jo 8, 32)

" O que é a verdade? Toda a sua vida foi resposta".

Isto é para se pensar!

Como humanidade , estamos numa caminhada buscando o nosso crescimento espiritual e de nossos companheiros . Uns mais a frente , outros em passos lentos. Toda a nossa vida diz da verdade a que servimos. A quem prestamos culto. Realidade que pode e deve ser revista. Podemos e devemos repensar a nossa conduta , a cada nova manifestação de que o mundo precisa de nós. A começar em nossa familia.

É sempre tempo de perceber que poderiamos ser melhores. Perceber quando estamos ultrapassados, estagnados , limitados.

O que é a verdade? Como respondemos ao longo dos anos com nossa vida?

Muitos estão a vida inteira sem ao menos saber o significado de "consagrar-se" , manifestando através de seu dia- a -dia uma consagração fiel ao Bem, ao seguimento de Jesus. São bons e dedicados pais , mães , filhos, irmãos, amigos, vizinhos, esposos, profissionais, etc. Seres humanos que através dos anos têm seguido o evangelho como uma inscrição trazida de Deus em nós, ainda que nem saibam ler, ainda que de outras crenças. Pessoas que se colocaram a serviço do Bem, do amor , uma vida inteira.

Outros despertaram a pouco tempo, outros despertarão; o importante é seguir nessa estrada do bem e sua vida aqui e agora , e logo mais adiante , será também uma resposta.

Consagrar-se é ofertar (portanto de graça) amor ao mundo em todas as suas expressoões. Fazer uma oferenda de si mesmo no dia-a-dia, sem necessidade de atos heróicos, mas em atitudes pequenas até , mas grandiosas para quem necessita de nós .

Amor de humanidade. Aquele que sente a dor do outro e não se fecha.

A chave da porta: perdoar sempre, banir o orgulho, enxergar os outros e suas necessidades , superar -se, superar-se sempre.... não ao outro. Tudo em nome do Bem a quem nos consagramos.

Consagração é colocar-se a disposição do Bem , como foi aquele : "Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela."

(Lucas, 1,26-38).

Consagrar-se através de nossos atos, por nossa familia, pelos necessitados neste caminho.

Continua a fazer de tua vida a resposta positiva.

Lembra: "Francisco reconstrói a minha igreja". Cada consagração diária ao Bem é uma reconstrução da familia, da igreja, da humanidade.

Consagrar-se é renovar a essência do amor puríssimo que um dia Deus em nosso coração depositou(Se) e nos enviou ao mundo.

Obs: Onde a palavra consagrar-se é vista:

Êxodo 29:22

Depois, tomarás do carneiro a gordura, a cauda gorda, a gordura que cobre as entranhas, o redenho do fígado, os dois rins, a gordura que está neles e a coxa direita, porque é carneiro da consagração;

Êxodo 29:26

Tomarás o peito do carneiro da consagração, que é de Arão, e, movendo-o de um lado para outro, o oferecerás como oferta movida perante o SENHOR; e isto será a tua porção.

Êxodo 29:27

Consagrarás o peito da oferta movida e a coxa da porção que foi movida, a qual se tirou do carneiro da consagração, que é de Arão e de seus filhos.

Êxodo 29:31

Tomarás o carneiro da consagração e cozerás a sua carne no lugar santo;

Levítico 7:37

Esta é a lei do holocausto, da oferta de manjares, da oferta pelo pecado, da oferta pela culpa, da consagração e do sacrifício pacífico,

Levítico 8:22

Então, fez chegar o outro carneiro, o carneiro da consagração; e Arão e seus filhos puseram as mãos sobre a cabeça do carneiro.

Levítico 8:28

Depois, Moisés o tomou das suas mãos e o queimou no altar sobre o holocausto; era uma oferta da consagração, por aroma agradável, oferta queimada ao SENHOR.

Levítico 8:29

Tomou Moisés o peito e moveu-o por oferta movida perante o SENHOR; era a porção que tocava a Moisés, do carneiro da consagração, como o SENHOR lhe ordenara.

Levítico 8:31

Disse Moisés a Arão e a seus filhos: Cozei a carne diante da porta da tenda da congregação e ali a comereis com o pão que está no cesto da consagração, como tenho ordenado, dizendo: Arão e seus filhos a comerão.

Levítico 8:33

Também da porta da tenda da congregação não saireis por sete dias, até ao dia em que se cumprirem os dias da vossa consagração; porquanto por sete dias o SENHOR vos consagrará.

Levítico 21:12

Não sairá do santuário, nem profanará o santuário do seu Deus, pois aconsagração do óleo da unção do seu Deus está sobre ele. Eu sou o SENHOR.

Números 6:6

Todos os dias da sua consagração para o SENHOR, não se aproximará de um cadáver.

Números 7:10

Ofereceram os príncipes para a consagração do altar, no dia em que foi ungido; sim, apresentaram a sua oferta perante o altar.

Números 7:11

Disse o SENHOR a Moisés: Cada príncipe apresentará, no seu dia, a sua oferta para a consagração do altar.

Números 7:84

Esta é a dádiva feita pelos príncipes de Israel para a consagração do altar, no dia em que foi ungido: doze pratos de prata, doze bacias de prata, doze recipientes de ouro;

Números 7:88

E todos os animais para o sacrifício pacífico foram vinte e quatro novilhos; os carneiros, sessenta; os bodes, sessenta; os cordeiros de um ano, sessenta; esta é a dádiva para a consagração do altar, depois que foi ungido.

2 Crônicas 7:9

Ao oitavo dia, começaram a celebrar a Festa dos Tabernáculos, porque, por sete dias, já haviam celebrado a consagração do altar; a festa durava sete dias.

Daniel 3:2

Então, o rei Nabucodonosor mandou ajuntar os sátrapas, os prefeitos, os governadores, os juízes, os tesoureiros, os magistrados, os conselheiros e todos os oficiais das províncias, para que viessem à consagração da imagem que o rei Nabucodonosor tinha levantado.

com carinho,

Lasthenia de Alenca

evilazioribeiro
Enviado por evilazioribeiro em 12/09/2010
Código do texto: T2493713
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.