NEEMIAS um líder especial

NEEMIAS, um líder especial

I - A ORAÇÕES

01. É o livro que mais contém orações. Em seus 13 capítulos vemos, 14 orações.

02. As orações que aqui se contêm são as orações tipo telegramas. Sucintas e resumidas.

03. As situações em que Neemias viveu obrigava a orar desta maneira..

II- LIDERANÇA

04. Neemias não era arquiteto e nem engenheiro, mas nos dá lição de administração e liderança.

05. Era um líder de ação/ de visão/ de dinamismo/ de eficiência/ de iniciativas e de termo

06. Homem de coragem, de persistência e de convicção.

07. Neemias ocupava posição de destaque entre os súditos do Rei Artexerxes (o longímanus). Sua função era ser copeiro do rei. Uma das qualidades do copeiro era que tinha que se apresentar sempre alegre, principalmente quando fosse provar o vinho, antes que o rei fosse beber.

08. Um homem que sempre quis o bem de Israel. Enquanto os seus três patrícios: Gesém, Sambalate e Tobias, não ficaram satisfeitos com a idéia de reconstruir Jerusalém, esses três amigos invejavam a Neemias e seus companheiros. Neles se cumpria o ditado: “Os amigos de meus inimigos são meus inimigos também”.

09. Muros lembram: proteção/ vigilância.

10. É possível passar uma vida inteira no anonimato, mas um só grande feito poderá notabilizar o mais humilde líder (lições de liderança). Tal realidade aconteceu com o profeta João Batista, - o de apresentar Jesus a sua geração. Como também com Neemias, o de reconstruir os muros e a cidade, onde ensinaria e morreria na cruz o Deus que se fez homem.

11. É possível ser líder moderno, mesmo sem a habilitação legal ou acadêmica, principalmente no mundo religioso. Assim é desde o princípio. Para alguns intérpretes o profeta Daniel, não tinha o “munus profeticum”, apesar de ser portador do “donus profeticum”. Mas na concepção de Jesus Daniel não somente tinha o dom, mas também o encargo de profeta, pois o Mestre o denomina de profeta.

12. NEEMIAS é um herói nacional de minha admiração, porque ele era um voluntário e usou voluntários para o grande empreendimento em que se infiltrou. Ele, sendo copeiro do rei, não recebeu nada para tarefa. Não era um profissional.

LIÇAO: Deus trabalha com voluntários. Deus usa voluntários. É possível se admitir aqueles que vivem dos dízimos e das ofertas, para sua sobrevivência. São os chamados “alpinistas da religião”. Mas é admissível e tem seu lugar os que se entregam ao trabalho voluntário e na maioria das vezes não são reconhecidos. Aliás, são os que mais fazem e se empenham.

III - A UNIÃO DE TODOS

13. Trouxe união entre o povo

14. É possível se unir, mesmo pensando diferente. As afinações acontecem nos pontos comuns que são muitos e no pondo principal, que é Cristo o Senhor de todos.

15. A UNIÃO torna-se útil quando todos compreenderem que será para a Glória de Deus

16. É preciso haver um “empreendimento de todos no esforço de cada um”, a fim de que alguma coisa de sólido, de eterno, de útil, de cristocêntrico, possa ser construído nos corações dos que vivem ao léu da sorte e embevecidos pela negritude das trevas.

CONCLUSÃO:

Neemias uniu a responsabilidade com o prazer e alegria em servir a Deus;

Fez tudo com sentido de destino: “Vou chegar!” “Vou acabar!

Mostrou que tanto tem coragem quanto não ama a vida ociosa;

Que dependeu mais da misericórdia de Deus do que de seus direitos.

Seus direitos conseguiu do Rei; mas a misericórdia só vem de Deus!

Muniz Freire, setembro de 1998

Fernandinho do forum