O NOME DE DEUS

Os nomes antigos são apelidos relacionados a definições ou predefinições do caráter da pessoa, representando em alguns casos o propósito idealizado para o indivíduo. Todos os nomes e sobrenomes que possuímos atualmente se originaram de apelidos, haja vista que a palavra para sobrenome em espanhol é apelido. Até poucos séculos os nomes de família não passavam de apelidos e estes foram se consolidando até chegar a um período em que o apelido familiar se tornou uma marca protegida por cartório, assim como ocorre hoje em dia com o nome individual.

O nome próprio de Cristo como ser humano é Jesus (Yeshua), relativo a função para Ele pré estabelecida por Deus. Significa "Deus é a Salvação". Quanto a Seu nome Cristo, Ele é assim chamado porque esta palavra é o equivalente a "Messias", que é equivalente a "Ungido". A unção (Cristo/Messias) do indivíduo está relacionada a procedência e autorização da delegação que ele porta (divulgando que foi delegado, que recebeu delegação – autoridade). Ungido é o manifesto de que Ele foi diplomado através de unção, costume comum na antigüidade ao dar-se posse a um rei. No caso de Jesus, Ele foi ungido por Deus através do Espírito Santo, portanto Sua autoridade está plenamente chancelada.

Emanuel é como Ele seria também chamado e tido pelos povos, significando a presença de Deus em pessoa junto a humanidade, pelo fato de Ele ter se tornado também ser humano juntamente, ou ao mesmo tempo que Ser Deus – não semideus, mas todo Deus e todo humano conjugados. Por isto Emanuel significa "Deus Conosco".

Quanto a Yaveh, significa "Eu Sou o Que Sou". A grafia e pronúncia para Yaveh na língua grega é Jeová, forma que chegou a nós. Mas também nos chegou outra forma de Yaveh onde se escreve e pronuncia Javé. Portanto estes são o mesmo nome.

Quanto a Adonai, Elohim, Eloah, El Shaddai, o Eterno, Criador, etc., bem como Yaveh, Jeová, Javé, não são os nomes individuais (ou próprio) de Deus, mas descrições (ou definições) segundo o sentimento da pessoa que o invoca, como quem intitula outra pessoa ao dirigir-se a ela com louvor ou amizade. Muitas vezes cumprimentamos um amigo dizendo "amigão", "grande", "chefia", "digníssimo". Da mesma forma as pessoas atribuem definições a Deus em instantes particulares. Adonai, por exemplo, significa “meu Senhor”. Elohim, Elevadíssimo. E El Shaddai, significa “Deus todo Poderoso” , Aquele que é mais do que suficiente.

Deus não atribuiu a si um nome próprio – pessoal. Quando Moisés perguntou-lhE como se chamava, Ele disse apenas "Eu Sou o Que Sou", querendo dizer que Ele "é" independente do que quer que seja, bem como independente da vontade alheia ("é" por si só), tendo autonomia para “ser” por sua própria determinação. Tudo o mais está subordinado a existência e vontade dEle. Todos os outros seres "são" relativos a Ele, não tendo autonomia para "ser" se Ele não o fizer "ser".

Wilson Amaral

Wilson do Amaral
Enviado por Wilson do Amaral em 07/02/2007
Reeditado em 09/02/2007
Código do texto: T372593