CARTA A UM ATEU

Não tenho a pretensão de lhe “convencer”, pois Crer em Deus é algo que vem de dentro de nós mesmos, do coração, da alma que você não crê. Acreditar que somos um corpo sem alma é crer que não valemos nada, que a nossa existência não tem razão de ser, pois, desta forma, a morte nos venceria, e Jesus venceu a morte por nós.

Crer na exist6encia de Deus, é crer que este mundo em que vivemos não é o que Ele criou para nós. Nós, Cristãos, vivemos na esperança de voltarmos ao Paraíso de onde um dia o primeiro homem foi expulso e condenado a morte, como um castigo por sua ambição. Mas Deus, em sua suprema bondade, em seu infinito amor por nós, desceu à terra na forma humana, nascido de mulher, gerado pelo Espírito Santo, para sofrer, morrer e ressuscitar, ou seja, vencer a morte, para nos devolver a vida, a “Vida Eterna”. Não em matéria que se desfaz, que apodrece, mas em espírito, cheio de luz e amor, e definitivamente, sem retorno, sem reencarnação. E, por falar nisso, de onde vem o amor? Sentimento sublime, abstrato, presente em todos os seres e que não é palpável, material, e que, com certeza você já sentiu por alguém. Quem comanda este sentimento sublime? O seu cérebro? Tão racional, tão material, eu acho que não combina. Talvez você não acredite no amor, pois é impossível vê-lo ou tocá-lo. Pois Deus é o próprio Amor. Sublime, porém “MISTERIOSO” .

Como surgiu o mundo? Nem a ciência consegue responder, é “MISTÉRIO”! Quem viu Deus? Quem viu Cabral chegar ao Brasil? Quem viu Collor ser expulso da Presidência da República? Histórias que alguém contou e passaram-se os anos e tornou-se enciclopédia, e foram aceitas por todos. O povo que viveu os milênios antes de Cristo, e que era chamado “Povo de Deus”, contou-nos toda a história do mundo, desde os seus primórdios, também em uma enciclopédia chamada “BÍBLIA SAGRADA”, onde está contida toda a história da humanidade de geração a geração, desde o primeiro homem, desde a criação do mundo. Este povo, falava com Deus. Adão, o primeiro homem viu Deus, estava com ele no Paraíso. A história da maçã e da serpente é a representação do pecado que fez com que Deus perdesse a confiança no homem. A serpente é a representação do mal, e o fruto proibido significa a árvore do mal, a ambição do homem pelo poder, querer ser Deus, o que ele tenta até hoje, mas nunca conseguirá atingir a perfeição. Quem nos conta estas histórias são pessoas que viveram nos primórdios dos tempos, Moisés, Elias, Isaías, o Rei Salomão, e muitos outros. Quem já contestou a existência destas pessoas? Todas as Alianças que Deus fez com o homem, e como o homem foi ambicioso todos esses milênios, foram narradas na Bíblia Sagrada, assim como os historiadores nos contaram a conquista dos povos nas enciclopédias e nós acreditamos mesmo sem ter vivido.

Mas Deus, que nos ama como filhos, se fez homem para nos salvar. Para que ninguém pudesse ter dúvidas de sua existência ele se materializou na pessoa de seu Filho, Jesus Cristo, ao mesmo tempo humano e Divino, fruto do Espírito Santo, que juntos formam uma única essência, “Pai, Filho e Espírito Santo”, um único Deus em três Pessoas. O Pai é o próprio Amor, o Espírito a essência, e o Filho o Verbo Encarnado. Mais um Mistério Divino... E, se materializou, para que todos Nele acreditassem, e muitos estiveram com Ele, ouviram atentamente Seus Ensinamentos, Suas Palavras e Palavras de Vida Eterna. Não foi uma miragem. Até três reis, avisados em sonho de Seu nascimento, atravessaram o deserto paro O adorar. Nascido de mulher porém, sem o contato do homem, mas pela força do Espírito de Deus, pregou a humildade, o amor, a fraternidade, a caridade. Seus primeiro Mandamento é “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo”. Como o mundo seria diferente se amássemos o nosso próximo como a nós mesmos? Não haveria fome, nem guerra, nem desigualdade, todos seríamos verdadeiramente irmãos, não estaríamos olhando o nosso próprio umbigo. Porque não acreditar nesse Deus? Jesus deu provas de sua existência como homem e como Deus. Quem viu? Quem contou? Pedro, Paulo, João Batista, João Evangelista, Marcos, Matheus, Lucas... e todos os que viveram em sua época. A história é tão verdadeira que o nosso calendário começa com o Seu nascimento. Na Bíblia, Sua história foi narrada por quatro Evangelistas diferentes, Marcos, Lucas, João e Matheus, e não há distinção entre elas; além das cartas escritas por Paulo e Pedro aos povos vizinhos e o Apocalipse de São João que narra uma profecia da volta de Jesus à terra e o final dos tempos. Jesus fez milagres, curou doentes, transformou água em vinho, multiplicou pães, ressuscitou mortos, expulsou demônios, fez as águas do mar se acalmarem, caminhou sobre elas. Milhares de pessoas viram, ouviram e deram seu testemunho. Morreu crucificado porque pregou a igualdade e desafiou poderosos, sacerdotes e reis que queriam mais uma vez o poder. Mas venceu a morte e Ressuscitou. Quais as provas? A caverna onde deixaram seu corpo estava fechada por uma grande pedra e guardada por soldados do rei e mesmo assim seu corpo desapareceu. Uma mulher afirma Tê-lo visto e mesmo sem acreditar no que estava acontecendo, seus discípulos O esperavam e Ele apareceu no meio deles, e para provar que não era um fantasma, comeu e bebeu com eles. Tomé, que era um dos discípulos, não estava presente e não acreditou, mas Jesus apareceu novamente em sua presença e perante o arrependimento de Tomé Jesus disse: “ Você acreditou porque me viu, felizes aqueles que acreditaram sem nunca terem visto, por isto não sejas incrédulo mas fiel ”.

Agora, responda-me apenas uma pergunta: Por quê estudar, ler, acreditar em fatos antigos narrados por pessoas que não conhecemos, em livros de história e não ler e acreditar na Bíblia que é a Enciclopédia mais completa da história da humanidade? Qual é o seu medo? Será que colocará em dúvida o que você estudou? Aposto que nunca tentou! Experimente! Leia! Tente interpretar! Mas leia com vontade de acreditar e não com olhos de quem não quer ver. Só posso dizer que a presença de Deus em nossas vidas é tão sublime que só a própria experiência nos é satisfatória. Tente. É indolor. É só abrir o coração e deixar o Verdadeiro Amor entrar.

Vera Ribeiro Guedes.