LONGEVIDADE ADVENTISTA

Artigo do professor Michelson Borges, em seu site.

Em novembro de 2005, a revista National Geographic chamou atenção para a longevidade de alguns grupos, entre eles os adventistas do sétimo dia que seguem os conselhos de saúde recomendados pela Igreja. Agora é a vez de a Veja (14/02) destacar a pesquisa que vem sendo realizada pela National Geographic Society em parceria com a Universidade de Minnesota. Segundo a pesquisa, as regiões onde mais se vive no mundo são Okinawa (Japão), Ilha da Sardenha (Itália) e Loma Linda, na Califórnia (Estados Unidos). “No caso de Loma Linda”, diz Veja, “cidade com 21 mil habitantes, o estudo foi feito entre a comunidade de 7 mil fiéis do culto protestante dos adventistas do sétimo dia.” A nova região pesquisada é a Península de Nicoya, na Costa Rica. As quatro regiões têm uma quantidade extraordinária de habitantes com 100 anos ou mais.

Os hábitos de vida desses grupos são muito semelhantes. A alimentação varia de uma região para outra, mas em todas elas a base são os legumes e as verduras e são ingeridas pequenas porções nas refeições, menos do que o suficiente para ficar saciado. “Os habitantes de Okinawa, Sardenha, Loma Linda e da Península de Nicoya também se mantêm fisicamente ativos mesmo em idade muito avançada, fazendo caminhadas diárias, trabalhando no jardim e em hortas ou andando de bicicleta”, informa Veja.

Outra característica que surpreendeu os pesquisadores foi o comportamento social dos idosos, que além de desenvolverem a espiritualidade e encararem a vida de maneira positiva, dedicam-se a um intenso convívio social, construindo relações sólidas com a família e os amigos. Pesquisa do Centro Médico da Universidade de Boston mostrou que esses hábitos de vida são mais determinantes que a genética para a longevidade.

Finalmente, a reportagem informa o que outras pesquisas já haviam constatado: os adventistas californianos praticantes dos princípios de saúde recomendados pela Igreja Adventista do Sétimo Dia vivem até seis anos a mais que seus vizinhos.

http://www.michelsonborges.com/

Wilson do Amaral
Enviado por Wilson do Amaral em 13/02/2007
Reeditado em 15/02/2007
Código do texto: T379895