A Boa Nova de Jesus (João 4, 34-44)

CURA DA SOGRA DE PEDRO

38 Saindo Jesus da sinagoga, entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava com febre alta; e pediram-lhe por ela. Inclinando-se sobre ela, ordenou ele à febre, e a febre deixou-a. Ela levantou-se imediatamente e pô-se a servi-los. 40 Depois do pôr-do-sol, todos os que tinham enfermos de diversas moléstias lhos traziam. Impondo-lhes a mão, os sarava. 41 De muitos saíam os demônios, aos gritos, dizendo: "Tu és o Filho de Deus". Mas ele repreendia-os severamente, não lhes permitindo falar, porque sabiam que ele era o Cristo. 42 Ao amanhecer, ele saiu e retirou-se para um lugar afastado. As multidões o procuravam e foram até onde ele estava e queriam detê-lo, para que não as deixasse. 43 Mas ele disse-lhes: ´" necessário que eu aununcie a boa nova do Reino de Deus também às outras cidades, pois essa é a minha missão." 44 E andava pregando nas sinagogas da Galileia.

¨¨¨¨¨¨*****¨¨¨¨¨¨¨

COMENTÁRIO POR ELIAN BANTIM

É muito bom saborear cada versículo, cada palavra daquilo que os evangelistas escreveram sobre Jesus. Como é maravilhoso, ao amanhecer, nos colocarmos diante dessa companhia tão maravilhosa, o Filho de Deus, e com ele travar um profícuo diálogo.

Mas vamos ao comentário do nosso Evangelho de hoje. Antes de chegar à casa de Pedro Jesus estava na Sinagoga, cumprindo com suas obrigações, evangelizando, levando a Boa Nova a toda criatura. Em seguida, dirige-se para a casa de Pedro cuja sogre se encontra acamada e com febre. O evangelista não cita o nome da mulher, pois ela se identifica com cada pessoa, que ao ser curada dos males, físicos e espirituais, deverá pôr-se a caminho, a serviço do próximo. E foi exatamente isso que a sogra de Pedro fez "...ela levantou-se imediatamente e pôs-se a servi-los."(39).

Conclui-se, a partir dos fatos narrados, que o dia declinava. Ao pôr do sol, todas pessoas que tinham parentes, amigos, vizinhos enfermos, levavam-nas até Jesus, que as curava impondo-lhes a mão. Os demônios logo saíam e ainda gritavam: "Tu és o Filho de Deus." ( 41). Ora, essas forças malignas sabiam que ele era o Filho de Deus, o servo sofredor, aquele que veio para plenificar a vida humana. No entanto, foram proibidas severamente de falar algo a seu respeito.

Pôr-do-sol. É o que diz o versículo quarenta; e, posteriormente, uma bela manhã, um novo alvorecer. Jesus afasta-se, distancia-se e vai encontrar-se com o Pai através de suas orações, longe do barulho, num silêncio pleno. A oração fortalece o espírito, dá impulso para novas ações. E lá, nesse "lugar afastado" (versículo 42) ele ficava, totalmente concentrado, introspectivo, num amoroso diálogo - Filho e Pai / Pai e Filho.

Com a ausência prolongada de Jesus, a multidão começou a inquietar-se, pois queria mais curas, milagres, queria ouvir palavras mansas, de quem fala com autoridade e isso só Jesus para proporcionar-lhes.

Colocando-nos agora naquela época, nessa mesma situação, é como se estivéssemos vendo a aflição das pessoas, subindo montanhas, revezando-se por lugares, sôfregas, ávidas para encontrar o Filho de Deus. Como seria bom se hoje multidões o procurassem, o adorassem e dissessem, igualmente ao discípulos de Emaús: "Fica conosco, Senhor, é tarde e o dia declina."

Após a longa procura, a pessoas o encontra e é como se eu as ouvisse dizer: Oh! Senhor, por onde andavas, por que nos deixou nessa aflição? Precisamos beber da tua fonte, precisavamos ouvir a Boa Notícia, antes que se percam nós e nossos familiares. Não nos deixe, Senhor.

Contudo, Jesus com muita mansidão, tenta convencê-las de que outros também precisam de cuidados - "Não vim para os bons, mas para os doentes." Jesus deixava claro que era preciso anunciar a Boa Nova do Reino de Deus em outras cidades, pois outras pessoas também precisavam acordar, sair do túmulo de suas acomodações e falta de amor. Era preciso resgatá-las da escuridão e da escravidão de seus pecados.

E assim Jesus segue para mais uma missão. Vai para outras terras, vai levar a novidade do Reino, vai convocar pessoas para, assim com ele, pescar gente. Vai procurar outras sinagogas, abrir pergaminhos e semear a Palavra Sagrada. Como ele mesmo disse: "...essa é a minha missão." (43).

Obrigada, Senhor, por mais este dia

Por me proporcionar esse encontro contigo

Através da Tua Palavra viva e eficaz

Fica comigo, Senhor, de dia e de noite

Cura minhas feridas, protege-me do pecado

Quero servir-te, pescar almas para Ti

Faz, Senhor, com que a semente

Da Tua Palavra brote em meu coração

E a semeie em outros corações

Assim Seja!

Elian Bantim
Enviado por Elian Bantim em 05/09/2012
Reeditado em 25/10/2012
Código do texto: T3866285
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.